Nova aplicação portuguesa poderá ser aliada na prevenção do cancro 689

07 de Setembro de 2016

Um investigador português criou uma aplicação para smartphones e tablets que quer ajudar a reduzir o risco do cancro.

A HAPPY (Health Awareness and Prevention Personalized for You), que pode ser instalada gratuitamente, envia uma mensagem a cada utilizador a sugerir uma ação saudável, dependendo do perfil da pessoa, do lugar onde se encontra ou das condições meteorológicas. O desafio lançado pode ser comprar frutas e vegetais no supermercado, optar por consumir uma bebida sem álcool em vez de uma cerveja ou levantar-se do banco para passear pelo jardim.

Se os utilizadores cumprirem as missões ganham pontos, podendo competir com os amigos e familiares, até alcançarem a pontuação máxima de 150.

«A aplicação é completamente gratuita e sem publicidade associada. Não é para a promoção de nada, a não ser da saúde. Não tem nenhum pensamento institucional por trás. As diretrizes de saúde por trás da aplicação são internacionais, fruto de um consenso», explicou ao “Público” Nuno Ribeiro, impulsionador desta app.

Os utilizadores que fizerem o download da aplicação em setembro e outubro com idade entre os 18 e os 40 anos poderão entrar num estudo anónimo deste investigador do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S), que vai analisar a eficácia da aplicação na prevenção do cancro.

Envie este conteúdo a outra pessoa