Natal na cozinha: A proposta irresistível de Mafalda Rodrigues de Almeida 169

A quadra natalícia aproxima-se a passos largos e, com ela, a célebre azáfama que todos os anos se instala nas cozinhas de todo o mundo. Desafiada pela VIVER SAUDÁVEL, a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida pôs as mãos na massa e presenteou-nos com uma proposta que alia sabor, criatividade e consciência 

Tronco de natal de cacau e avelã (10-12 porções) 

Ingredientes:

Torta de Claras:

  • 10 claras
  • 70 g de açúcar branco
  • 100 g de amêndoas finamente raladas ( ou farinha de amêndoa)

Recheio e Cobertura de cacau e avelã:

  • 200g de tâmaras secas
  • 5 gemas
  • 5 c. (sopa) de manteiga de avelã com cacau (de compra ou então basta triturar 300g de avelãs torradas com 2 colheres de sopa de cacau em pó até obter um creme)

Lascas de chocolate:

  • 100g chocolate negro com mais de 80% cacau

Modo de preparação: 

Faça a Torta de Claras:

  1. Ligue o forno e regule-o para os 180 °C.
  2. Pincele um tabuleiro para tortas (rectangular) com manteiga, forre com papel vegetal e volte a pincelar.
  3. Bata as claras em espuma, junte o açúcar branco e continue a bater até estarem em castelo bem firmes.
  4. Reserve cerca de 1 colher de sopa de amêndoa finamente ralada, e adicione a restante às claras batidas à medida que vai envolvendo delicadamente nas claras.
  5. Espalhe o preparado sobre o tabuleiro, alisando bem a superfície e leve ao forno durante cerca de 8 minutos.
  6. Desenforme a massa sobre um pano humedecido, polvilhe com a amêndoa ralada reservada. Enrole, formando uma torta, partindo da extremidade mais estreita. Deixe o bolo arrefecer completamente, enrolado no pano.

Natal na cozinha: O delicioso bolo de chocolate de Lia Faria

Faça o Recheio e Cobertura de avelã e cacau:

  1. Retire os caroços e demolhe as tâmaras em 150ml de água quente por 15 minutos. Triture (com a água) em puré com a varinha mágica.
  2. Num tacho coloque 5 das gemas reservadas, 5 colheres de sopa de água e 6 colheres de sopa de puré de tâmaras. Bata bem com um batedor de varas.
  3. Leve o tacho ao lume brando e mexa com frequência, até ter um creme. Adicione 5 colheres de sopa de creme de avelã e cacau e mexa novamente para misturar (nota: se o creme estiver muito espesso acrescente mais água, 1 colher de sopa de cada vez e mexa bem a cada adição; se o creme estiver muito líquido devem deixar mais tempo ao lume).

Faça as Lascas de chocolate:

  1. Pique grosseiramente 100 g de chocolate, coloque numa taça e leve a derreter em banho-maria.
  2. Verta a mistura sobre uma folha de papel vegetal, espalhando bem com uma espátula e formando uma camada bem fina. Reserve no frigorífico para solidificar.

Montagem:

  1. Desenrole a torta e recheie com uma parte do recheio de cacau. Volte a enrolar e apare as extremidades.
  2. Barre com o restante recheio. Parta a camada fina da barra de chocolate reservada em lascas e decore o tronco a gosto com as lascas de chocolate. Bom proveito!

Dica da nutricionista:

Esta receita é perfeita para que as pessoas intolerantes à lactose ou com sensibilidade ao glúten/doença celiaca possam desfrutar do natal com algo doce e saboroso. Embora dê algum trabalho, fica deliciosa além de linda!

O resultado final:

 

“Nutrição na Cozinha” é um dos artigos especiais da edição #98 (novembro-dezembro, 2025) da Revista VIVER SAUDÁVEL. Se é nutricionista, receba gratuitamente a sua revista profissional. Outros profissionais de saúde e estudantes podem adquirir a publicação bimestral.