INSA colabora em eventos sobre obesidade na Macedónia do Norte 342

O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), por intermédio do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, colaborou em duas iniciativas sobre obesidade que aconteceram na Macedónia do Norte. Foi a investigadora Ana Rito a representar o INSA, enquanto Centro Colaborativo da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Nutrição e Obesidade Infantil.

O primeiro evento aconteceu a 16 e 17 de maio, em Escópia, chamado “Prevenção e tratamento de obesidade infantil”, e no dia 19 do mesmo mês aconteceu a iniciativa “Iniciando o diálogo político em obesidade nos países Balcãs Ocidentais”.

Reuniram-se para estas ações investigadores de diversos países, entre os quais Albânia, Macedónia do Norte, Bósnia-Herzegovina, Kosovo e Montenegro, estando ainda presentes altos representantes da OMS e representantes políticos de outras nacionalidades.

A equipa presente (foto DR INSA)

O INSA destaca a importância do seu apoio para partilha de trabalhos e estudos em curso, nomeadamente um que está a ser desenvolvido em 30 países da Europa sobre o impacto da pandemia por “covid-19 no estado nutricional infantil”.

“Esta colaboração estende-se a várias áreas de trabalho, sobretudo ao nível da vigilância e prevenção, e inclui ações de vigilância do estado nutricional infantil e divulgação de resultados nesta área, a organização de eventos técnico-científicos relacionados com a obesidade infantil e a monitorização da ingestão alimentar e da composição de alimentos, entre outras iniciativas”, lê-se no site do INSA.

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa