Graça Ferro promete trazer “uma nova perspetiva” à Nutrição Clínica 438

Com as eleições para os Conselhos de Especialidade da Ordem dos Nutricionistas à porta – acontecem a 2 de julho -, a VIVER SAUDÁVEL apresenta-lhe as listas que vão a sufrágio, bem como os seus principais objetivos e motivações.

Os nutricionistas dirigem-se às urnas para escolher os vários representantes para o mandato 2022-2026 e, assim, damos-lhe também a informação relevante sobre os cabeças de lista.

Esta terça-feira, fique a saber mais sobre Graça Ferro e a “Lista Z: Nutrição Clínica, uma nova perspetiva. Por um todo!” que se candidata ao Conselho de Especialidade de Nutrição Clínica.

Graça Ferro (0035N) é licenciada em Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e foi, entre outros cargos, nutricionista no Hospital de Berliandos desde junho de 1994, e desde dezembro e 2002 com a criação do Centro Hospitalar do Alto Minho, EPE (CHAM, EPE) passou a exercer funções no Hospital Conde de Bertiandos e Hospital Santa Luzia, tendo sido nomeada Diretora do Serviço de Nutrição e Alimentação em 2003. Ocupa ainda o cargo de diretora de serviço de Nutrição e Alimentação da ULS do Alto Minho, EPE.

A candidata a presidente por parte da Lista Z é também diretora executiva da Sociedade Portuguesa de Nutrição Clínica e Metabolismo e colabora com as licenciaturas em Ciências da Nutrição da Universidade do Porto, Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Medicina de Lisboa, dando aulas ou palestras. Foi ainda formadora nos cursos realizados pela APN na área de Geriatria.

Mais recentemente, dentro da Ordem dos Nutricionistas, foi elemento da direção no triénio 2012-2015, com o pelouro da Nutrição Clínica na área hospitalar e estágios à Ordem. De 2015 a 2018, foi também vogal da direção da ON. Nesse cargo, teve o pelouro da Nutrição Clínica na área Hospitalar e Comunitária, departamento jurídico, departamento de estágios e colaborou no Departamento de Formação.

A Lista Z refere no seu programa de ação (clique aqui para visitar o Linkedin da lista) que “como órgão consultivo” vai pautar a ação com uma “intervenção significativa junto dos órgãos sociais da ON, na defesa dos direitos e interesses gerais dos nutricionistas e do indivíduo”.

Como linhas gerais, a lista candidata ao Conselho de Especialidade em Nutrição Clínica apresenta medidas como a revisão do regulamento das especialidades, a promoção da formação contínua e a simplificação do processo de atualização profissional, e a promoção de ações de melhoria dos cuidados prestados em Nutrição Clínica.

“Como em todos os processos que encetam caminhos, haverá um tempo de implementação de medidas que dão respostas às necessidades no imediato, e em paralelo uma reflexão mais profunda com implicações e medidas a aplicar a médio-longo prazo”, afirma a lista Z, no seu programa.

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa