FMUL aposta em novos equipamentos para o Centro de Nutrição Avançada 506

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) adquiriu novos equipamentos para o seu Centro de Nutrição Avançada.

Os dois novos equipamentos, únicos em Portugal, de calorimetria indireta, estão instalados no novo Centro de Nutrição Avançada da FMUL, no Edifício Reynaldo dos Santos.

Estes equipamentos “serão utilizados no contexto pedagógico, contribuindo para a formação pedagógica dos estudantes da Licenciatura em Ciências da Nutrição e Mestrado Integrado em Medicina mas também no âmbito de investigação clínica, projetos e serviços à comunidade”, explica a Professora Catarina Sousa Guerreiro, no portal da FMUL.

Um dos equipamentos, denominado por Quark RMR, foi financiado no âmbito do concurso público P2020 (Portugal 2020), e “é um metabolímetro que mede o gasto de energia em repouso através de calorimetria indireta. Trata-se de um equipamento que foi desenvolvido para medir, de forma precisa, os requisitos de energia da respiração instantânea ou mecânica. Para além disso, identifica o substrato de utilização de metabolismo, permitindo potenciar a intervenção nutricional com um elevado grau de precisão”, explica a FMUL.

Envie este conteúdo a outra pessoa