Estudo: Consumo de aveia diminui vários problemas de saúde 266

Um estudo denominado por “Randomized controlled trial of oatmeal consumption versus noodle consumption on blood lipids of urban Chinese adults with hypercholesterolemia”, publicado no Nutrition Journal indica que consumir aveia regularmente ajuda com vários problemas de saúde, como o colesterol alto, o excesso de peso e até doenças autoimunes e cardíacas.

Este ensaio esteve a cargo de Jian Zhang, Lixiang Li, Pengkun Song, Chunrong Wang, Homem Qingqing, Liping Meng, Jenny Cai e Anne Kurilich.

O estudo foi feito no Hospital de Pequim, na China, onde os investigadores dividiram dois grupos formados por homens e mulheres com hipercolesterolemia leve a moderada (níveis elevados de colesterol total e LDL).

Durante seis semanas, um dos grupos comeu 100 gramas de aveia por dia, enquanto o outro comeu 100 gramas de noodles de farinha de trigo diariamente.

Após este período, constatou-se que o grupo que comeu aveia mostrou uma diminuição no colesterol LDL e na circunferência da cintura. A diminuição em ambas as coisas – colesterol alto e peso – provou que o alimento é capaz de ajudar na saúde geral e na longevidade.

Como conclusão, o ensaio indica que “a aveia instantânea consumida diariamente por 6 semanas aumentou significativamente a ingestão de fibras e diminuiu os principais fatores de risco para DCV em adultos chineses com hipercolesterolemia. O aumento do consumo de grãos inteiros, incluindo aveia, deve continuar a ser incentivado”.

Pode consultar o estudo aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa