
A nutrição nos desportos eletrónicos é uma área em crescimento. Seja no reforço da resistência mental, na melhoria da concentração ou no aumento dos reflexos, a alimentação adequada e a hidratação são vitais para garantir que os gamers profissionais possam alcançar o seu máximo potencial.
O nutricionista Rodrigo Abreu foca-se no contexto específico dos jogadores de futebol virtual. Através da Unidade de Saúde e Performance da Federação Portuguesa de Futebol, o nutricionista presta apoio aos atletas de todas as Seleções Nacionais de futebol, futebol de praia, futsal e, mais recentemente, eSports. “Neste contexto, quando existem eventos da Seleção Nacional de Futebol Virtual, os atletas têm ao dispor as valências da USP, nomeadamente o apoio nutricional. Naturalmente, existem diferenças no tipo de esforço realizado pelos atletas de eSports, pelo que o suporte dado é também diferente. Falamos de atletas que passam muito tempo sentados em frente a ecrãs, mas que necessitam de manter níveis de concentração e reação elevados, com grandes desafios a nível postural”, confere.
Durante os torneios internacionais de futebol virtual, os jogadores passam horas seguidas a competir. Existem estratégias nutricionais que ajudam a manter a concentração e a resistência mental ao longo dos jogos. “Nos últimos anos, temos assistido ao aumento da investigação sobre o impacto da nutrição nestes atletas. A evidência existente aponta para relações entre a ingestão de vários nutrientes – particularmente, micronutrientes, como magnésio, zinco, potássio e vitaminas do complexo B, mas também ácidos gordos ómega-3 – e a performance em testes de desempenho cognitivo”, partilha. Por isso, “também nestes atletas, a prioridade deve começar por assegurar que seguem um padrão alimentar variado, equilibrado e adequado, que contemple também o timing das refeições e uma boa digestibilidade”.
O futebol virtual exige reflexos rápidos e tomada de decisão em milissegundos. O interveniente destaca a importância de alimentos e suplementos que favoreçam a função cognitiva. “A investigação mais recente sobre o tema, realça a importância que minerais como o iodo, zinco, ferro e magnésio, assim como a maioria das vitaminas, podem ter na função cognitiva de atletas de eSports. Adicionalmente, estão também descritos os benefícios da suplementação com cafeína, creatina e probióticos na performance destes atletas”, expõe. “Já o efeito de diversos extratos botânicos e alguns nootrópicos carecem de mais investigação para que se possa entender a sua utilidade”, complementa.
A perspetiva de um eAthlete
Tiago Vieira entrou no universo dos eSports em 2019. Depois de passagens por outras equipas, atualmente veste a camisola da Grow uP eSports / Casa Pia AC. “Jogo, em média, 4-5 horas por dia para treino, dependendo do aproximar da competição”, divulga o jovem de 27 anos que apresenta já um vasto palmarés, incluindo o Campeonato Nacional de eFootball 2023 e a Taça de Portugal de eFootball 2024, competições promovidas pela Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos (FPDE).

O craque dos relvados virtuais reconhece a relevância da nutrição e da hidratação no desempenho dos eAthletes. “Considero bastante importante a alimentação em qualquer desporto, e os eSports não são exceção”, avança o jogador da Seleção Nacional de Futebol Virtual, tendo representado Portugal em várias competições internacionais, sempre na modalidade de eFootball, incluindo o Campeonato do Mundo da International eSports Federation (IESF) 2023, na Roménia, onde alcançou um lugar entre os oito melhores do mundo, e o FIFAe World Cup 2024, na Arábia Saudita. “Não tenho uma alimentação 100% saudável”, assume, mas “tento, ao máximo, conseguir uma alimentação equilibrada”, garante.
Para Tiago Vieira, também praticante de futebol de 11 – neste momento, representa o União de Tomar, clube da cidade onde reside –, a nutrição representa um papel principal no desempenho. “Cada vez mais, os nutricionistas chegam a todos os desportos. Acredito que isso seja fundamental, porque uma alimentação adequada pode refletir-se numa melhoria considerável de performance”, observa o vice-campeão da primeira edição dos eSports Mediterranean Games, realizada em 2024, na Líbia. Além disso, destaca a importância da hidratação: “Considero também que se nós, jogadores de eSports, estivermos bem hidratados, com água, o nosso foco e a nossa tranquilidade melhoram consideravelmente”.
“Do prato à vitória: como a nutrição pode decidir um jogo” é um dos artigos especiais publicados na edição de maio-junho da revista VIVER SAUDÁVEL, já disponível.