Elsa Madureira, a nutricionista que ambiciona a “excelência” da Nutrição Clínica 742

Com as eleições para os Conselhos de Especialidade da Ordem dos Nutricionistas à porta – acontecem a 2 de julho -, a VIVER SAUDÁVEL apresenta-lhe as listas que vão a sufrágio, bem como os seus principais objetivos e motivações.

Os nutricionistas dirigem-se às urnas para escolher os vários representantes para o mandato 2022-2026 e, assim, damos-lhe também a informação relevante sobre os cabeças de lista.

Esta terça-feira, fique a saber mais sobre Elsa Madureira e a sua lista “Pela Excelência da Clínica” (Lista W), que se candidata ao Conselho de Especialidade de Nutrição Clínica.

Elsa Madureira (1290N) é atualmente nutricionista no Centro Hospital e Universitário de São João, EPE, onde trabalha essencialmente na intervenção terapêutica nutricional em doentes oncológicos e paliativos, em internamento e em ambulatório.

Licenciada em Ciências da Nutrição e Alimentação pela Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto, foi no mesmo estabelecimento de ensino que se tornou mestre e doutorada em Nutrição Clínica.

Além de membro da Associação de Investigação de Cuidados de Suporto em Oncologia, faz também parte da Multinational Association of Supportive Care in Cancer e integra equipas em projetos como,  OncoMove e FibraLung, entre outros. É ainda revisora de publicações científicas, como a Acta Portuguesa de Nutrição ou a Revista Portuguesa de Pneumologia.

A Lista W “apresenta a sua candidatura por considerar ser necessário dignificar a especialidade de Nutrição Clínica, elevando-a à excelência, quer pelos profissionais quer pela população que dos seus cuidados necessita”.

Com Elsa Madureira à cabeça, a lista W tem propostas relativamente à obtenção e manutenção da especialidade, sobre a formação profissional necessária aos profissionais e também a idoneidade e capacidade formativa, e a dinamização da especialidade.

O programa (que pode ler clicando aqui) refere ainda que a grande ambição da lista se traduz “no exercício profissional com elevados padrões técnico-científicos, éticos e deontológicos”.

 

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa