A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou esta quinta-feira (06) o “Percurso de Cuidados Integrados da Pessoa com Obesidade“.
Trata-se de um documento que define um modelo clínico e organizativo centrado na pessoa, garantindo uma abordagem contínua, interdisciplinar e sustentada.
Este percurso será operacionalizado através das Equipas Multidisciplinares da Obesidade (EMO), a criar em todas as Unidades Locais de Saúde.
Estas equipas serão responsáveis pela prevenção, diagnóstico e tratamento, cirúrgico ou não cirúrgico, e pelo acompanhamento contínuo dos doentes, com planos de cuidados individualizados que incluam intervenção nutricional, atividade física, apoio psicológico e, quando indicado, tratamento farmacológico ou cirúrgico.
Aceda ao “Percurso de Cuidados Integrados da Pessoa com Obesidade” aqui.
Novo Programa
Este documento foi publicado no mesmo dia em que o Governo anunciou a criação do Programa Nacional de Prevenção e Gestão da Obesidade.
O novo programa visar reforçar a prevenção da obesidade ao longo do ciclo de vida, através dos programas nacionais e prioritários de saúde, nomeadamente nas áreas da alimentação, incluindo o aleitamento materno, da atividade física, diabetes, saúde materna, infantil e juvenil e da saúde escolar.
Governo cria Programa Nacional de Prevenção e Gestão da Obesidade
O programa funcionará como uma plataforma transversal que agrega e coordena medidas e intervenções na área da obesidade, potenciando a articulação entre programas nacionais de saúde, setores e níveis de intervenção e promovendo a integração de soluções inovadoras de base digital.




