Desempenho e recuperação: o que realmente funciona na suplementação desportiva 1122

Atingir o auge da performance é o sonho de qualquer atleta, seja amador ou profissional. E, cada vez mais, a ciência mostra que a nutrição é uma das chaves para chegar lá. Com estratégias bem ajustadas e suplementação baseada em evidências, é possível ganhar força, resistência e acelerar a recuperação entre os treinos.

De acordo com a nutricionista Andreia Naves, referência em nutrição desportiva e  consultora de atletas de alta performance, alguns suplementos destacam-se por oferecer resultados reais e comprovados.

“Alguns deles têm o maior respaldo científico quando o assunto é rendimento: creatina, beta-alanina, bicarbonato de sódio, cafeína e nitrato. Usados de forma individualizada e na dose certa, podem fazer diferença significativa na performance”, explica Andreia Neves, que virá a Portugal para o 1.º Congresso Internacional Vitafor Science, a decorrer no dia 26 de outubro, no Casino Estoril.

A especialista brasileira, que no evento fará uma palestra sobre “Nutrição para o Pico de Performance Desportiva”, destaca que, além dos suplementos ergogênicos clássicos, é importante considerar compostos que favorecem a recuperação muscular e reduzem a dor pós-treino, sem atrapalhar as adaptações fisiológicas do corpo. “A cúrcuma e o resveratrol têm mostrado resultados promissores em estudos, ajudando a minimizar o dano muscular e permitindo um retorno mais rápido aos treinos”, afirma, em comunicado.

Outro fator muitas vezes negligenciado é a hidratação. Perder líquidos e eletrólitos durante o exercício “pode comprometer o desempenho e antecipar a fadiga”. Por isso, “estratégias de reposição com carboidratos e eletrólitos, especialmente em treinos longos ou sob calor, são indispensáveis”.

Já pode reservar o seu lugar nos Prémios VIVER SAUDÁVEL

Estes e outros temas serão abordados durante o 1.º Congresso Internacional Vitafor Science, que reunirá especialistas do Brasil e da Europa para discutir os avanços da nutrição aplicada ao desporto, saúde e bem-estar.

Estamos comprometidos em oferecer aos profissionais não apenas conhecimento atualizado, mas ferramentas práticas que possam transformar a vida dos seus pacientes. Essa é a missão da Vitafor ao longo de duas décadas no Brasil, e agora queremos expandir esse impacto internacionalmente”, reforça Débora Dutra, diretora de Marketing da Vitafor.

Speakers confirmados no Congresso Internacional Vitafor Science:

  • Andreia Naves – Nutrição para o Pico de Performance Desportiva
  • Sofia Liberal – Suplementação inteligente para o controlo de peso
  • Olívia Fernandes – Suplementação na saúde da pele: do diagnóstico ao tratamento
  • Ivan Ibáñez – Nutrição: da saúde celular à saúde metabólica
  • Inês Mazagão – Nutrição para otimizar o rendimento cerebral
  • Luisa Wolpe – Lipedema e estratégias nutricionais
  • Daniel Coimbra – Modulação nutricional na inflamação crónica
  • Murilo Pereira – Saúde intestinal em foco