1:ª fase: Colocados 260 novos estudantes em Nutrição 1695

Na 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, foram colocados 260 novos estudantes nos nove cursos públicos de Ciências da Nutrição e Dietética e Nutrição. Registam-se 73 vagas por preencher.

Terminada a 1.ª fase de acesso ao ensino superior, são conhecidos os colocados nas nove instituições públicas que lecionam Nutrição. Destaque para a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), com o maior número de alunos colocados (49), mas também com um lugar na lista de quatro instituições com vagas por preencher (16), neste caso no curso de Ciências da Nutrição.

Na capital, onde não ficaram vagas por preencher, a Nova Medical School e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) vão receber, respetivamente, novos 20 e 30 alunos nos cursos de Ciências da Nutrição. No curso de Dietética e Nutrição do Instituto Politécnico de Lisboa, registam-se 46 colocados.

Foram também colocados 42 novos estudantes no curso de Ciências da Nutrição da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e 28 novos alunos na Universidade do Algarve, em Dietética e Nutrição.

“Quando os jovens assumem a liderança, os projetos têm maior continuidade”

Finalmente, denotam-se três cursos de Dietética e Nutrição com vagas por preencher. São eles os cursos de Dietética e Nutrição nos Institutos Politécnicos de Coimbra (24 colocados e 19 vagas por preencher), Bragança (13 colocados e 16 vagas por preencher) e Leiria (8 colocados e 21 vagas por preencher).

Últimos colocados 

No que diz respeito à nota do último colocado, os valores mais altos foram registados em Lisboa: 162,0 valores na Nova Medical School e na FMUL.

Seguem-se a UTAD (143,5), a FCNAUP (142,8), a Universidade do Algarve (128,3), e os Institutos Politécnicos de Lisboa (125,3), Coimbra (120,0), Leiria (114,0) e Bragança (111,8).

Nova licenciatura em Dietética e Nutrição em Almada e Gaia

Recorde-se que existem também cursos de Nutrição em instituições privadas e cooperativas, com sistemas de seleção próprios. Os mais recentes foram anunciados pelo Instituto Piaget, que abrirá cursos em Almada e Vila Nova de Gaia no próximo ano letivo.