CNA 2024: “Em equipa que ganha, não se mexe” 410

O XXIII Congresso de Nutrição e Alimentação regressa a Lisboa, nos dias 16 e 17 de maio. Nesta iniciativa, “um momento institucional” de referência para o setor, os Nutricionistas são as estrelas, mas não só.

As desigualdades são a base da nossa sociedade. Combatê-las representa um desafio difícil e de dimensões consideráveis. E, neste sentido, a inclusão é uma das palavras-chave a ter em conta. “Nutrição: uma Ciência para a Inclusão” é o mote para dois dias de conhecimento enquanto ferramenta profissional de excelência.

Portugal é hoje casa para milhares de pessoas que aqui não nasceram, mas que decidiram fazer do nosso país um projeto de futuro. São “pessoas novas, com hábitos alimentares novos, formas de comer extremamente diferentes das nossas”, refere Nuno Borges à VIVER SAUDÁVEL. O representante da Comissão Científica do Congresso da APN garante que a Nutrição “pode ajudar a incluir” e contribuir positivamente para a vida coletiva.

A par da imigração e respetivos desafios para os profissionais de Nutrição, o Congresso da APN procurará estabelecer-se como um espaço privilegiado para a atualização técnico-científica dos cerca de 1650 visitantes esperados no evento. Do desporto à sustentabilidade alimentar, dos desenvolvimentos da indústria à adaptabilidade alimentar em casos de deficiência, são vários os temas que marcam o programa desta edição, onde a inteligência artificial é um dos destaques.

Numa edição onde se esperam, pelo menos, mais 150 participantes adicionais desde o último ano, Célia Craveiro é perentória a explicar que, na APN, os números não são o objetivo. «Nós não fazemos o Congresso a pensar que temos de crescer 10%, não é esse o nosso foco, nunca foi», diz, e aponta a relevância dos temas e dinâmicas como principal aspeto a ter em conta. Através das três principais dinâmicas do encontro – técnica, científica e social – «em equipa que ganha, não se mexe», sempre aberta a novas dinâmicas e alterações necessárias, como aquando da transposição dos trabalhos para o digital, durante a pandemia de Covid-19.

“O Congresso faz parte da história da APN” é um dos artigos de entrevista da próxima edição da revista VIVER SAUDÁVEL, afeta aos meses de maio e junho, a ser disponibilizada brevemente. Leia a antevisão do XXIII Congresso de Nutrição e Alimentação na sua revista profissional.

Envie este conteúdo a outra pessoa