Ciência revela os melhores exercícios contra a obesidade 0 683

Que a obesidade é um problema de saúde a nível global é bem sabido. E que a prática regular de exercício físico tem uma influência determinante no bem-estar físico e mental, também. O que um estudo da Universidade de Taiwan veio revelar são quais as atividades mais eficientes no combate a esta doença crónica.

A investigação publicada na revista PLoS Genetics contou com a participação de 18 mil pessoas, com idades entre os 30 e os 70 anos, pertencentes a uma base de dados de investigação biomédica chinesa. De acordo com o estudo, praticar jogging é a melhor forma de controlar a obesidade, seguindo-se desportos como o ciclismo de montanha, hiking/trecking, a marcha atlética, certas modalidades de dança e, por fim, ioga.

Segundo os investigadores, estas atividades ajudam a reduzir o índice de massa corporal (IMC) em pessoas cuja genética as torna mais propensas a ter um peso excessivo. No entanto, devem ser praticadas regularmente, ou seja, três vezes por semana, durante pelo menos 30 minutos.

Em contrapartida, atividades como o ciclismo, os alongamentos e a natação não evitam os efeitos da genética sobre a obesidade, uma vez que, segundo os cientistas, os alongamentos consomem menos energia e a natação estimula o apetite.

Ainda que a problemática da obesidade seja complexa e multifatorial, este estudo recomenda especificamente quais as atividades físicas mais indicadas para quem sofre de obesidade. Em Portugal, estima-se que 67,6% da população portuguesa acima dos 15 anos tem excesso de peso ou é obesa, segundo indica o último relatório Health at a Glance da OCDE.

Envie este conteúdo a outra pessoa