O arranque do cheque-nutricionista conta com alguns percalços, nomeadamente no que diz respeito à gestão de consultas e pagamentos na plataforma, mas também à comunicação junto dos jovens.
No Ministério da Juventude e Modernização, Ordem dos Nutricionistas (ON) fez-se representar pelos assessores Ana Frias e Luís Filipe Amaro para expor “contributos recolhidos junto de uma amostra de prestadores, dos quais se destacam dificuldades relacionadas com a gestão das consultas e dos pagamentos na plataforma”.
No seu site, a ON aponta a “importância de reforçar a divulgação da medida junto dos estudantes, especialmente pelas Instituições de Ensino Superior”, pelo que a temática foi abordada no encontro, a 22 de janeiro.
“Muitos primeiros cheques atribuídos não foram ainda utilizados ou registados”, lembra a ON, razão pela qual “reforça a necessidade de melhorar a comunicação da medida e de promover momentos de formação para todos os utilizadores da plataforma”.
Do lado do Ministério, regista-se “a garantia de que o processo está a ser continuamente reavaliado e têm vindo a ser implementadas melhorias para resolver os desafios que têm surgido”. Neste sentido, a ON transmite “uma mensagem de tranquilidade a todos os nutricionistas aderentes, assegurando que o processo está a ser otimizado para que a medida atinja os seus objetivos”.
A ON “mantém o seu compromisso em trabalhar com todos os parceiros desta medida, para que os nutricionistas já aderentes e os que pretenderem vir a sê-lo tenham acesso às ferramentas e ao apoio necessários para garantir os melhores cuidados nutricionais aos estudantes abrangidos por esta importante medida”, lê-se ainda.
Na reunião com o gabinete da ministra Margarida Balseiro Lopes estiveram ainda representantes da Agência para a Modernização Administrativa e da Direção-Geral do Ensino Superior.
Grande Entrevista (parte 2): “Sempre fui nutricionista por vocação”
Em entrevista à VIVER SAUDÁVEL, em outubro passado, a bastonária da ON, Liliana Sousa, havia destacado a relação de proximidade entre a Ordem e o Ministério, de forma a fazer valer a medida.




