APN lança e-book “Carne de aves: considerações nutricionais e de saúde” 301

A Associação Portuguesa de Nutrição (APN) acaba de lançar o e-book “Carne de Aves: considerações nutricionais e de saúde” (E-book APN n.º 73), um documento que pretende informar profissionais de saúde, decisores e consumidores sobre o papel da carne de aves numa alimentação equilibrada e mais sustentável.

Em Portugal, a carne de aves é atualmente a carne mais consumida, representa cerca de metade da produção nacional de carne e assume um peso relevante no padrão alimentar das famílias. Perante este cenário, a APN, em comunicado, “considera essencial disponibilizar informação relevante sobre as características nutricionais, o enquadramento na Roda da Alimentação Mediterrânica, bem como as boas práticas de produção, segurança e sustentabilidade associadas a este alimento”.

“Este e-book pretende esclarecer, com base em evidência científica, qual o lugar da carne de aves numa alimentação sustentável, desconstruindo algumas ideias instaladas e ajudando os consumidores a fazer escolhas mais informadas e equilibradas para a sua rotina alimentar”, afirma Célia Craveiro, presidente da Associação Portuguesa de Nutrição.

Carne de aves: um contributo para a alimentação saudável

O e-book destaca que as carnes de aves, com especial foco em frango e peru, “são fontes de proteína de alto valor biológico, contribuindo para a manutenção da massa muscular ao longo do ciclo de vida; apresentam baixo teor de gordura, sobretudo quando são privilegiados cortes magros e consumidos sem pele; constituem fontes relevantes de vitaminas do complexo B (como B3, B6 e B12) e de minerais importantes, como o fósforo, o zinco e o potássio; e representam uma opção que se integra no grupo “Carne, pescado e ovos” da Roda da Alimentação Mediterrânica, devendo ser consumidas em quantidades ajustadas às necessidades individuais e enquadradas num padrão alimentar rico em hortícolas, fruta, leguminosas e cereais integrais”.

Prémios VS 2025: Os projetos finalistas em Nutrição Clínica

O documento apresenta ainda exemplos de refeições completas com carne de aves, mostrando como estes alimentos podem ser incluídos de forma equilibrada no dia a dia, em linha com as recomendações nacionais de alimentação saudável.

Sustentabilidade no setor avícola

Outra dimensão abordada no e-book é a sustentabilidade do setor avícola, abordada nas vertentes ambiental, económica e social. Com base em dados recentes, é evidenciado que, “quando comparada com outras carnes, a carne de frango (tomada como exemplo) tende a apresentar menor pegada de carbono por kg de produto, menor consumo de água e maior eficiência alimentar, traduzida em menor quantidade de ração necessária para produzir 1 kg de carne”.

Boas práticas no setor

O e-book descreve ainda boas práticas já implementadas no setor, como modos de criação mais sustentáveis (por exemplo, produção biológica e ao ar livre), medidas de bem-estar animal em cumprimento da legislação nacional e europeia, a adoção de fontes alternativas de ração mais sustentáveis e estratégias de gestão de resíduos e uso eficiente da água e da energia, incluindo o aproveitamento de subprodutos e a integração de energias renováveis.

“Quando falamos em alimentação sustentável, é indispensável considerar o impacto ambiental das nossas escolhas. A carne de aves, enquadrada num padrão alimentar equilibrado, pode ser uma opção interessante do ponto de vista nutricional e ambiental, sobretudo quando associada a práticas de produção mais poupadoras de recursos naturais”, acrescenta Célia Craveiro.

Informação para um consumo mais consciente

Com uma abordagem “do prado à mesa”, o e-book descreve o percurso da carne de aves desde a produção até à mesa do consumidor, abordando sistemas de produção e enquadramento legislativo, bem-estar animal e biossegurança, os diferentes cortes e formas de apresentação da carne de aves, bem como conselhos práticos para a compra, armazenamento, confeção segura e redução do desperdício alimentar.

A década em que se iniciou uma revolução

Ao reunir contexto histórico, dados de produção e consumo, enquadramento nutricional, recomendações alimentares, sustentabilidade e tradições gastronómicas,” a APN disponibiliza este e-book, pensado para informar profissionais de saúde e da área alimentar mas sobretudo para contribuir para decisões quotidianas mais informadas dos consumidores”.

Adicionalmente, “a APN prevê disponibilizar e adaptar os conteúdos deste e-book a outros formatos e canais de comunicação, nomeadamente redes sociais, website e suportes multimédia, de forma a facilitar a sua divulgação e a promover uma comunicação mais próxima, acessível e contínua com diferentes públicos”.

“Os e-books desenvolvidos pela APN representam um apoio prático para quem comunica sobre alimentação, mas também um recurso acessível a qualquer pessoa que queira compreender melhor os vários temas de alimentação e nutrição que disponibilizamos nestes materiais, e no qual aborda o papel da carne de aves numa alimentação saudável, sustentável e culturalmente adequada”, conclui Célia Craveiro.

Aceda ao e-book “Carne de aves: considerações nutricionais e de saúde” aqui.