Aceda do relatório do PNPAS para a reformulação dos alimentos 1171

Já se encontra disponível para consulta o documento “Redução do teor de sal e de açúcar nos alimentos | Relatório final da reformulação dos produtos alimentares em Portugal 2018-2023”, da responsabilidade do Plano Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde (PNPAS-DGS).

O documento apresenta uma redução do consumo de cerca de 18 toneladas de sal e 7400 toneladas de açúcar ao longo de cinco anos, sem que os consumidores tivessem de alterar as suas escolhas alimentares.

No caso do sal, a análise contemplou pizzas, cereais de pequeno-almoço e batatas fritas e snacks. Por outro lado, a redução de açúcar verificou-se nos refrigerantes, néctares, iogurtes e leite fermentado e aromatizado.

Alimentos com menos 15% do teor de sal e 21% de açúcar em cinco anos

O trabalho foi desenvolvido no âmbito de um protocolo assinado pelo Ministério da Saúde, a DGS, através do PNPAS, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, a Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA) e a NielsenIQ.

Aceda ao “Relatório final da reformulação dos produtos alimentares em Portugal 2018-2023” completo aqui.

Ministra aplaude nutricionistas

Na cerimónia de apresentação do Relatório, esta terça-feira, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a governante começou por afirmar que a alimentação é “muito mais do que nutrir o corpo, é nutrir a alma, convívio, relação, mas também um dos pilares fundamentais da nossa saúde”.

“Somos o que comemos”: Ministra da Saúde aplaude nutricionistas

A ministra aproveitou a presença, na plateia, de Alexandra Bento, para recordar um ensinamento. “Está aqui uma pessoa de quem gosto muito, e que foi bastonária na altura em que eu desenvolvi essa função, e que me ensinou uma coisa desde o primeiro dia em que nos encontramos: Ana Paula, somos o que comemos”.