Workshop BebéVida revela as inúmeras vantagens da massagem ao Bebé 27

A BebéVida, banco de tecidos e células estaminais, vai realizar no próximo dia 13 de julho às 18h00 mais um workshop online gratuito, desta vez sobre a “Massagem ao Bebé”, no âmbito do ciclo de conteúdos sobre os Cuidados ao Recém-Nascido. Para aceder aos workshops basta entrar no site da BebéVida e submeter a sua inscrição. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.

“O toque é essencial para os seres humanos e através dele conseguimos potenciar não só a nutrição da pele, como a relação entre os pais e o bebé. As massagens nos cuidados ao recém-nascido têm inúmeras vantagens, que vão muito para além das técnicas mais conhecidas para alivar as cólicas, baseando-se em quatros pilares fundamentais: Aliviar; Interagir; Estimular e Relaxar”, destaca a enfermeira Patrícia Sancho, responsável pelo Grupo Ervilhitas – Curso Preparar para Nascer.

A especialista revela algumas das principais vantagens que a massagem ao bebé pode trazer para o desenvolvimento e crescimento adequado dos recém-nascidos e que irá abordar em detalhe no workshop da BebéVida:
• Alívio de cólicas, desconfortos e tensões;
• Promoção do vínculo, respeito e incremento da confiança e conhecimento do bebé pelos pais/cuidadores;
• Promoção do sono e da tranquilidade no bebé;
• Estimulação dos vários sistemas orgânicos;
• Promoção da aprendizagem e da imunidade;

Existem no entanto três passos indispensáveis que os pais devem seguir para garantir que estão a massajar corretamente o bebé:
– O primeiro passo é a escolha de um óleo adequado que penetre na pele e a hidrate, sem desencadear reações nocivas na pele do bebé;
– O segundo passo é avaliar o estadio em que se encontra o bebé. Há um estadio ideal para realizar esta prática.
– O último passo é que a massagem seja realizada alternadamente por cada um dos pais, de forma a garantir que o bebé vai estabelecendo uma relação de um para um de igual modo para o pai e para a mãe.

A enfermeira Patrícia Sancho destaca que todas as zonas do corpo são ideais para massajar – desde as pernas e pés, à barriga e tórax, passando pelos braços, face -, sendo que idealmente devem terminar nas costas.

“A utilização da massagem ao bebé para o alívio das dores é um método eficaz, uma vez que a massagem induz o relaxamento e o mecanismo de autorregulação que vai permitir que as hormonas de stress reduzam, ao mesmo tempo que os estímulos positivos que levam a um alívio de tensões e dores aumentem.

No caso da massagem para o alívio das cólicas e desconforto abdominal, devemos continuar a utilizar a massagem na zona da barriga como uma solução, mas é fundamental que a massagem não seja utilizada como último recurso, mas sim que se torne numa rotina diária na vida dos pais e bebés para que toda a família desfrute dos múltiplos benefícios desta prática ancestral e salutar”, aconselha.

No dia 8 de julho, às 15h00, vai realizar-se mais um workshop sobre a Morte Súbita do Lactente, onde serão abordados os dois principais fatores de risco que estão relacionados com a asfixia e a posição de dormir do bebé. Para aceder aos workshops basta entrar no site da BebéVida e submeter a sua inscrição.

Envie este conteúdo a outra pessoa