Vitamina C: Importante aliado do sistema imunitário 74

Vitamina C: Importante aliado do sistema imunitário

• Muitos são os estudos que referem os benefícios associados à ingestão da vitamina C, como por exemplo a sua contribuição para o normal funcionamento do sistema imunitário1;2, combate e prevenção de vírus2. Sugere-se ainda que tenha um papel importante na redução da ansiedade3.
• A dose diária recomendada de vitamina C é de 80 mg, de acordo com a EFSA.
• Um dos alimentos mais ricos em vitamina C é a laranja2, podendo ser consumida inteira ou em sumo.

A pandemia de covid-19 transformou 2020, que se tem revelado um ano particularmente exigente, principalmente do ponto de vista socioeconómico e de saúde pública. Os hábitos alimentares durante o confinamento e as preocupações com o sistema imunitário, tornam ainda mais importante o cuidado com a alimentação. Estudos recentes, revelam que a vitamina C é um importante micronutriente que contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário1;2.

Estudos recentes têm comprovado e reforçado que a vitamina C é um micronutriente fundamental para o normal funcionamento do sistema imunitário2, inclusivamente no que diz respeito à resposta do organismo contra a agressão de agentes externos, como vírus2. Uma nutrição adequada permite reforçar as defesas, nomeadamente através da ingestão de alimentos ricos em vitamina C2. Este aspeto é particularmente relevante em idosos com morbilidades associadas, como diabetes, doenças cardiovasculares e doenças respiratórias. No contexto atual, torna-se inquestionável a importância de garantir o bom funcionamento do sistema imunitário, para que estejamos preparados para responder eficazmente contra vírus, como o Sars-Cov-22.

É importante considerar estes estudos1,2,3, que comprovam a relação da alimentação com o sistema imunitário2, salientando a importância do reforço de ingestão de vitamina C, por exemplo através de alimentos como a laranja, que pode ser consumida inteira ou em sumo2. A vitamina C é um micronutriente que contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário, reforçando o combate, por exemplo a infeções pulmonares e respiratórias, através do seu papel nas células imunitárias, que são a nossa linha de defesa da frente contra microrganismos que podem ameaçar a saúde1,2.

Associado ao stress e ansiedade que se vive, também provocado pela pandemia e pela situação socioeconómica atual, é de realçar que também é sugerido que uma alimentação rica em vitamina C pode ter um papel importante na redução da ansiedade3.
_________________________________________________________________________
1 De acordo com o Estudo “Optimal Nutritional Status for a Well-Functionning Immune System is an Important Factor to Protect against Viral Infections;
2 De acordo com o Estudo “Nutrition, immunity and COVID-19”
3 De acordo com o Estudo “Effects of Oral Vitamin C Supplementation on Anxiety in Students: A Double-Blind, Randomized, Placebo-Controlled Trial”
4 De acordo com a EFSA – Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos

Envie este conteúdo a outra pessoa