A vencedoras do “Projeto do Ano – Nutrição Clínica” na gala dos Prémios VIVER SAUDÁVEL 2025 garantem que sempre acreditaram na possibilidade de levarem a nutrição vegetal até à nutrição humana, com ganhos reais.
A iniciativa CARDIOLENTIL: understanding the effects of lentil consumption on cardiovascular health and associated morbidities, tem o apoio da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.
Em declarações à VIVER SAUDÁVEL, no dia 27 de novembro, à margem da Gala que aconteceu no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, a professora Marta W. Vasconcelos apontou “vários anos de investigação nesta área”, ao deixar claro que a equipa sempre acreditou ser capaz de “trazer a nutrição das plantas até à nutrição humana”.
A especialista fala numa “ponte cada vez mais importante” entre as duas realidades, razão pela qual esta investigação, “sendo do campo até ao paciente, traz uma abordagem inovadora”.
Por sua vez, a a estudante de doutoramento em Biotecnologia e responsável pela candidatura deste projeto, Rafaela Geraldo, garantiu ser “bastante bom” poder conquistar este troféu, em particular perante uma sala repleta de “tantos nutricionistas e investigadores”.
A equipa do CARDIOLENTIL conta ainda com Elisabete Cristina Bastos Pinto (nutricionista e professora doutora na ESB-UCP), Delminda Neves (professora doutora na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto), Gert van der Heijden (médico de Medicina Interna da Unidade Local de Saúde Póvoa de Varzim Vila do Conde), Amaro Silva (enfermeiro da Unidade Local de Saúde Póvoa de Varzim Vila do Conde), Ana Rute Torrão Machado Gomes (nutricionista da Unidade Local de Saúde Póvoa de Varzim Vila do Conde) e Carla Sancho Santos (investigadora doutorada na ESB-UCP).
Dignificação e reconhecimento
Os finalistas e posteriores vencedores na categoria de “Projeto do Ano – Investigação” foram escolhidos pelo seguinte painel de jurados: Liliana Sousa, bastonária da Ordem dos Nutricionistas (ON), Maria João Gregório, diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, Lino Mendes, vice-presidente da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica, Helena Real, secretária-geral da Associação Portuguesa de Nutrição, Patrícia Padrão, do Conselho de Especialidade em Nutrição Comunitária e Saúde Pública da ON, e Paulo Silva, diretor-geral da Hollyfar.
Os Prémios VIVER SAUDÁVEL 2025 contaram com o patrocínio da FRESENIUS KABI e o apoio da Associação Portuguesa de Nutrição, da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica, da Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares e da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição. O portal VIVER SAUDÁVEL e a e-newsletter VSnews foram os media partners deste evento.




