A vencedoras do “Projeto do Ano – Investigação” na gala dos Prémios VIVER SAUDÁVEL 2025 garantem que só a dedicação dos investigadores permite obter resultados promissores, perante pouco financiamento.
O projeto galardoado, intitulado MAESTRO (Eixo intestino-tecido adiposo: uma nova perspetiva sobre o impacto da alimentação na microbiota e na disfunção metabólica associada à obesidade), foi desenvolvido e promovido pela Nova Medical School e pela Academia CUF.
Em declarações à VIVER SAUDÁVEL no dia 27 de novembro, à margem da Gala da Nutrição que aconteceu no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, a nutricionista Cláudia Marques salientou “um reconhecimento importante da investigação que se faz na área da nutrição em Portugal“. Para a especialista, fazer um projeto como este, “com pouco financiamento, só mesmo devido à dedicação dos investigadores”.
A nutricionista responsável pela candidatura do MAESTRO, Shámila Ismael, explicou que os resultados obtidos levaram a equipa a considerar que “poderia ser importante partilhar [o projeto] com a comunidade científica e mostrar que a alimentação tem um papel na prevenção das complicações relacionadas com a obesidade”.
A equipa deste projeto conta ainda com a participação dos nutricionistas Catarina Durão, Ana Tavares, Catarina Rodrigues, Gilberto Maia Santos, Inês Castela, João Ricardo Araújo, Marta P. Silvestre, Conceição Calhau e Diana Teixeira. Destacam-se ainda os contributos dos cirurgiões gerais Carlos Vaz, Francisco Cabral, Francisco Toscano e Luís Galindo, bem como da investigadora Maria João Almeida, do professor auxiliar Diogo Pestana e da professora associada com agregação Ana Faria.
Dignificação e reconhecimento
Os finalistas e posteriores vencedores na categoria de “Projeto do Ano – Investigação” foram escolhidos pelo seguinte painel de jurados: Liliana Sousa, bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Maria João Gregório, diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, Lino Mendes, vice-presidente da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica, Helena Real, secretária-geral da Associação Portuguesa de Nutrição, Alexandra Bento, coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, e Paulo Silva, diretor-geral da Hollyfar.
Os Prémios VIVER SAUDÁVEL 2025 contaram com o patrocínio da FRESENIUS KABI e o apoio da Associação Portuguesa de Nutrição, da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica, da Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares e da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição. O portal VIVER SAUDÁVEL e a e-newsletter VSnews foram os media partners deste evento.




