“Vidas condicionadas”: ANEN assinou reclamação coletiva enviada à ON 795

A Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN) foi uma das subscritoras da reclamação coletiva enviada à Ordem dos Nutricionistas (ON), confirmou a presidente em declarações à VIVER SAUDÁVEL.

“Não podemos ignorar os testemunhos que nos chegam de estagiários que, mesmo após ultrapassarem a dificuldade de encontrar uma entidade recetora e concluírem o estágio, permanecem semanas à espera da marcação das provas de acesso, sem informação clara ou previsibilidade, vendo as suas vidas profissionais e pessoais totalmente condicionadas por esta indefinição“, garante Luísa Dias.

Mais de uma centena de nutricionistas estagiários e efetivos enviou esta quinta-feira (23) uma reclamação coletiva à ON, em protesto contra a desmarcação das Provas de Habilitação Profissional. O documento, a que a VIVER SAUDÁVEL teve acesso, foi assinado por 113 nutricionistas, entre estagiários e efetivos, com o objetivo de expressar “profunda preocupação e desagrado perante a desmarcação das Provas de Habilitação Profissional”.

Contra o estágio obrigatório de acesso

À VIVER SAUDÁVEL, Luísa Dias lembra que a ANEN “desempenha um papel essencial enquanto interlocutora e voz ativa dos estudantes, afirmando-se como um agente político comprometido com a defesa intransigente dos interesses daqueles que representa”. Em concordância, destaca o trabalho contínuo “para identificar falhas, propor soluções e mitigar os desafios que afetam os estudantes de Nutrição e os jovens nutricionistas”.

“Em suspenso”: Nutricionistas enviam reclamação à ON perante desmarcação das Provas de Habilitação Profissional

A representante dos estudantes deixa claro que a ANEN “tem vindo, ao longo dos anos, a manifestar a sua posição contrária à obrigatoriedade do estágio de acesso à profissão”. “Reconhecendo as dificuldades já inerentes a este processo, não podemos permanecer indiferentes perante o agravamento das barreiras que comprometem o acesso efetivo à profissão de nutricionista“, acrescenta.

Luísa Dias destaca que “a dificuldade em encontrar uma entidade recetora constitui um dos principais entraves enfrentados pelos estudantes”, para acrescentar que, “todos os anos, assistimos a inúmeros recém-licenciados retidos neste processo, sem perspetivas claras de progressão profissional”.

Perante este cenário, Luísa Dias admite: “preocupa-nos profundamente que o estágio profissional, em vez de representar um instrumento de valorização e qualificação, se transforme em mais um obstáculo à entrada na profissão”. Por isso mesmo, acredita, “tal situação contribui para a estagnação de jovens profissionais, fomenta a prática não regulada, afasta talentos da área da Nutrição e potencia, em última instância, a emigração jovem”.

Bastonária garante “total transparência” 

A bastonária da ON, Liliana Sousa fez chegar à VIVER SAUDÁVEL um esclarecimento que procura dar conta de todo o trabalho feito até este momento, no sentido de resolver os constrangimentos tornados públicos.

Provas ON: Bastonária assegura “total transparência” e empenho no reagendamento

 

Notícia atualizada às 13h55 do dia 25 de outubro de 2025 com a informação relativa ao último subtítulo.