Uma viagem emocional com o programa Calmamente 311

A Mente de Principiante, associação com intervenção no desenvolvimento pessoal desde a infância, vai promover uma ação de formação no âmbito do seu Programa de educação socioemocional Calmamente® – Aprendendo a Aprender-se. As sessões são presenciais e vão decorrer nos dias nos dias 8, 9, 22 e 23 de maio. Trata-se de uma formação intensiva, com 50 horas, a realizar nas instalações da associação, na Maia.

A Formação Intensiva do Programa de Educação Socioemocional tem como objetivo permitir aos participantes embarcar numa viagem emocional, com a possibilidade de integrar a REDE Calmamente® – Aprendendo a Aprender-se, e levar a escolas e famílias um programa de educação socioemocional apoiado por materiais dinâmicos e inovadores.

Atualmente, torna-se ainda mais fundamental dotar crianças e jovens de competências de autoconsciência e regulação assim como de relação positiva com os outros. Ser agente de mudança na área da educação socioemocional é o grande propósito da Mente de Principiante com os vários projetos que desenvolve.

Metodologia

O programa Calmamente® está estruturado em sessões compostas por diversas dinâmicas que favorecem a aquisição de competências como o autoconhecimento, a comunicação e a autorregulação emocional, entre outras, contribuindo para o crescimento emocional equilibrado dos participantes.

Andreia Espain, presidente da Associação Mente de Principiante, destaca a importância de educar para as emoções: “A nossa experiência formativa e o contacto com as realidades escolares em que nos movimentamos dão-nos a clara indicação de uma iliteracia emocional generalizada e, consequentemente, da falta de ferramentas de autoconhecimento e autoregulação. Esta é uma realidade que queremos mudar, levando os nossos programas a cada vez mais escolas e famílias.”

De referir que o Programa Calmamente® – Aprendendo a Aprender-se foi lançado há seis anos, e já foi implementado em várias turmas e escolas do país, sendo que, a grande conquista aconteceu este ano letivo, com a integração do programa em horário curricular de quatro escolas públicas do distrito do Porto, abrangendo quase 500 alunos do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. O projeto está a ser implementado no Agrupamento de Escolas Abel Salazar, em Matosinhos, e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian no seu cofinanciamento e no acompanhamento permanente durante a sua intervenção.

“Motiva-nos a partilha, o equilíbrio, o conhecimento e a emoção. Com base nestes valores, levamos às crianças e jovens ferramentas fundamentais nos domínios do autoconhecimento, do desenvolvimento emocional e social, um trabalho educativo que encaramos de valia acrescida nesta fase difícil que todos atravessamos.”, sublinha Andreia Espain, que assume a coordenação do programa Calmamente® – Aprendendo a Aprender-se e é também responsável pela autoria de vários materiais pedagógicos com a insígnia Happy Zone®.

Inscrições e mais informações sobre a Formação: geral.mentedeprincipiante@gmail.com

Sobre a Mente de Principiante:

Fundada por Andreia Espain, a associação, com sede na Maia, surge com a missão de promover o bem-estar integral, desenvolvendo diversas ações nesse sentido. A sua atuação incide nos domínios do desenvolvimento social, pessoal e emocional, com foco principal em crianças e jovens. Todas as atividades e dinâmicas são personalizadas e dirigem-se ao contexto escolar, empresarial e comunitário. Na génese da associação e na sua identidade, está um dos princípios básicos do mindfulness: Mente de Principiante. Ver, cada momento, pela primeira vez!

Envie este conteúdo a outra pessoa