Takeda lança campanha de sensibilização para alertar para os sintomas e importância do diagnóstico atempado do cancro do pulmão 590

Apesar dos avanços no diagnóstico e no tratamento ocorridos nas últimas décadas, o cancro do pulmão continua a ser o cancro mais prevalente em todo o mundo*. Em Portugal, em 2020, foram diagnosticados 5.415 tumores do pulmão e registaram-se 4.797 mortes*. O cancro do pulmão é o segundo tumor mais frequente nos homens e o quarto mais frequente nas mulheres.

No âmbito do Mês de Sensibilização para o Cancro do Pulmão, que se assinala em novembro, a Takeda lança uma campanha de sensibilização para promover um maior conhecimento em torno do cancro do pulmão, alertar para os principais sinais e sintomas e para a importância do diagnóstico atempado*.

O objetivo da campanha passa, sobretudo, por dar a conhecer os principais sinais e sintomas do cancro do pulmão, que podem ser desvalorizados por serem confundidos com os de outras patologias, dificultando, em muitos casos, o diagnóstico. Sintomas como tosse persistente e irritativa, dor torácica, dificuldade respiratória, rouquidão e fadiga, são sinais de alerta e que devem motivar uma consulta médica*.

O tumor pode desenvolver-se de forma silenciosa, não apresentando sintomas durante algum tempo, pelo que a maioria dos doentes são diagnosticados em estado avançado*. Atualmente, o diagnóstico e intervenção cada vez mais precisas, baseadas na medicina personalizada, têm permitido alterar o paradigma do tratamento do cancro do pulmão, com impacto positivo na sobrevida e na qualidade de vida dos doentes*.

A campanha de sensibilização vai estar presente em mupis distribuídos pelas cidades de Lisboa e Porto e autocarros da Carris e STCP, durante o mês de novembro.

Sobre a Takeda:
A Takeda é uma empresa biofarmacêutica líder mundial, sediada no Japão, baseada em valores e orientada para a I&D. A Takeda em Portugal foca os seus esforços em quatro áreas terapêuticas: Oncologia, Gastrenterologia, Hemofilia & Plasma e Doenças Raras Genéticas. Também investimos em I&D direcionada para Neurociências e Vacinas. Estamos focados em desenvolver terapêuticas altamente inovadoras que façam a diferença na vida das pessoas, superando fronteiras com novas opções terapêuticas e impulsionando o nosso forte sistema colaborativo de I&D e competências para criar um pipeline robusto e diversificado. Os nossos colaboradores estão empenhados em melhorar a qualidade de vida dos doentes e em trabalhar com os nossos parceiros nos cuidados de saúde em aproximadamente 80 países e regiões. Para mais informação, visite www.takeda.pt

Referências:
*Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão. Disponível em www.gecp.pt/cancro-do-pulmao/. Consultado em novembro de 2022.
* GLOBOCAN, Agência Internacional para a Investigação do Cancro (IARC), disponível em https://gco.iarc.fr/today/data/factsheets/populations/620-portugal-fact-sheets.pdf. Consultado em novembro de 2022.
* Registo Oncológico Nacional (RON) de 2018, disponível em ron.min-saude.pt/media/2196/2021-0518_publica%C3%A7%C3%A3o-ron_2018.pdf. Consultado em novembro de 2022.
*Pulmonale – Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão. Disponível em: https://pulmonale.pt/sinais-e-sintomas-de-alerta/ . Consultado em novembro de 2022.
* Plano Europeu de Luta contra o Cancro. Disponível em https://health.ec.europa.eu/system/files/2021-02/eu_cancer-plan_pt_0.pdf. Consultado em novembro de 2022

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa