Startup quer combater insegurança alimentar no Porto 653

A VENN Foods, uma startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, juntou-se à CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo e à ProVeg Portugal para o projeto Mesa Aberta, que pretende promover a inclusão social e alimentar na cidade do Porto.

Através desta iniciativa, pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconómica podem desfrutar de uma refeição de forma gratuita no VENN Canteen, um restaurante de alta gastronomia, algo que muitas vezes está distante das suas realidades. “É um pequeno gesto, mas feito com muito cuidado e esperança de que crie impacto positivo”, refere, citada pelo portal da Universidade do Porto (U.Porto), Monika Błoch, cofundadora da VENN Foods.

Já Snider Rodrigues, igualmente, cofundador da VENN Foods, especifica, também ao portal da U.Porto, que “para nós, esta iniciativa é uma forma de retribuir com aquilo que sabemos fazer: cozinhar com intenção. Já trabalhamos diariamente com questões ambientais e de sustentabilidade, mas queríamos também tocar o lado humano; criar um momento bonito à mesa, para quem tantas vezes fica fora destas conversas”.

Como funciona o projeto

Ainda de acordo com a U.Porto, a CASA seleciona uma família ou um conjunto de pessoas socialmente desfavorecidas que, em dias específicos da semana, podem usufruir de um almoço gratuito no VENN Canteen, com uma mesa reservada e acesso a uma refeição completa, nutritiva e memorável.

Desde junho deste ano, duas famílias portuenses tiveram oportunidade de participar e outras famílias têm já mesa reservada no VENN Canteen para vir a usufruir da experiência.

O projeto faz parte do programa Food4Inclusion, promovido pela SAFE – Safe Food Advocacy Europe, e está a ser implementado em vários países europeus, incluindo Portugal, Bélgica, Croácia, Grécia, Itália, Lituânia e Roménia.

Como tudo começou

A VENN Foods começou por criar um serviço online de entrega de kits de refeições veganas, com instruções passo-a-passo para a confeção de receitas e ingredientes frescos e de origem sustentável em porções corretas.

Em 2023, abriram também o VENN Canteen, um restaurante vegano no Porto que dá prioridade à agricultura regenerativa, à agrossilvicultura e ao uso de espécies alimentares diversificadas.