Sessões online das Conversas com Barriguinhas ajudam mulheres a identificarem sinais de saúde na sua gravidez 91

A gravidez requer uma monotorização constante do estado de saúde da mãe e do bebé, ao logo de toda a gestação. Como forma de ajudar as futuras mães a saberem identificar sinais de saúde, não só durante a gravidez como também no pós-parto, em si mesmas e no bebé, as Conversas com Barriguinhas organizam duas sessões online gratuitas sobre o tema, durante o mês de outubro. Para se inscrever basta aceder à plataforma.

É expectável que com a gravidez apareçam também os enjoos, cansaço e até azia. Estes sintomas são considerados normais durante a gestação, mas existem outros aos quais as mulheres devem estar atentas, de forma a conhecerem melhor o seu novo corpo e perceberem se tudo está bem consigo e com o seu bebé. Para ajudar as grávidas a reconhecerem estes sintomas e sinais de saúde durante a gravidez, a enfermeira especialista em saúde materna e obstetrícia, Sara Paz, vai conduzir primeira sessão, no dia 18 de outubro, pelas 21h00.

Também nesta sessão, a enfermeira e conselheira em aleitamento materno Raquel Fonseca vai marcar presença para falar sobre a importância do contacto pele com pele com o bebé, que serve para tranquilizar o mesmo, assegurando-lhe que, apesar de já não estar dentro da barriga da mãe, continua seguro.

Outro tema que pode gerar alguma ansiedade é pensar como será a comunicação com o bebé, numa fase em que este ainda não fala e, por isso, a terapeuta da fala, Carina Pinto, vai dar uma aula de Baby Signs, exemplificando gestos que podem ensinar aos seus bebés e que representam determinadas palavras.

Já no dia 25 de outubro, pelas 21h00, as participantes podem contar com o apoio da enfermeira parteira, Isabel Ferreira, que as ajudará a cuidarem do seu períneo na gravidez, parto e pós-parto.

Durante esta sessão, a enfermeira especialista em saúde materna e obstétrica, Teresa Coutinho, vai ajudar os casais que receiam o choro do bebé, explicando algumas das causas que o provocam e partilhando técnicas que podem prevenir esta situação.

Para terminar a sessão deste dia, Rafaela Peixoto, fundadora da modalidade Sling Dance, vai dar uma aula de dança para as grávidas e mães com bebés de colo. O Sling Dance consiste em permitir que as mães continuem a sua atividade física, mesmo com os seus bebés aos colo. Através de movimentos simples e suaves, sem impacto, pode criar-se um momento extremamente agradável para as mães e seus bebés.

A Crioestaminal também marcará presença em ambas as sessões, representada pela conselheira em células estaminais, Joana Gomes, e a diretora médica, Alexandra Machado, que vão explicar todos os passos da criopreservação e os potenciais terapêuticos das células estaminais.

Envie este conteúdo a outra pessoa