Ser um Super-Herói e salvar vidas? A FEPODABES acaba de lançar um vídeo a explicar como 288

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) acaba de lançar um vídeo de sensibilização que apela os mais jovens a doarem sangue e desta forma tornarem-se uns super-heróis ao contribuírem para o aumento das reservas nacionais de sangue. A FEPODABES alerta que são necessárias mil unidades de sangue todos os dias e que a cada dois segundos alguém está a precisar de sangue. O movimento #VamosSerHeróis procura incentivar os jovens adultos a partilharem o seu contributo nas redes sociais, com a utilização do hashtag, ao tornarem-se dadores de sangue.

O presidente da FEPODABES, Alberto Mota, diz “Os jovens são a nossa prioridade! Os atuais dadores de sangue pertencem essencialmente ao grupo de população mais envelhecida, por isso é urgente sensibilizá-los para a urgência de doarem sangue mesmo em tempos de pandemia. Apesar do nosso esforço e de todos os portugueses que participaram nas nossas colheitas, entre julho e agosto, continua a ser necessário reforçarmos os depósitos de sangue tendo em vista o período do inverno que se aproxima”.

O vídeo de sensibilização que pretende desmitificar o processo de recolha de sangue, quem está elegível para o fazer e como continua a ser um procedimento seguro, está disponível no Youtube com o mote “Vamos Ser Heróis! Dê Sangue”: https://youtu.be/oXHE3NmG9QY

O processo de recolha de sangue é um procedimento rápido que não demora mais de 30 minutos e pode ajudar a salvar várias vidas. Uma unidade de sangue pode servir para ajudar até três vidas. Esta iniciativa vai também envolver o convite a influenciadores digitais, para divulgarem o vídeo, que se identifiquem com esta causa e queiram tornar-se também futuros dadores de sangue.

Estão elegíveis para dar sangue e transformarem-se em heróis os jovens adultos com mais 18 anos, que tenham mais de 50kg e sejam saudáveis.

Toda a informação sobre os locais oficias de recolha de sangue, está disponível no site da Federação em www.fepodabes.pt e www.dador.pt

Envie este conteúdo a outra pessoa