Santarém recebe evento para «desmistificar» a diabetes 0 45

 

 

09 de novembro de 2014

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) promove amanhã, em Santarém, um evento de informação e partilha de testemunhos, destinado a «desmistificar a ideia de que a diabetes é uma doença condicionadora dos estilos de vida»

Paula Klose, presidente da AJDP, disse à agência “Lusa” que o evento se foca na diabetes tipo 1, a que tem merecido menos atenção pública, sublinhando as diferenças em relação à diabetes tipo 2, sobretudo porque não resulta de comportamentos voluntários, nem de fatores genéticos.

«Aqui não existe “culpa”. A doença surge, sem que se saiba ainda porquê, apesar dos muitos estudos científicos, afetando pessoas de todas as idades», disse, salientando que, «com uma série de cuidados», o dia-a-dia dos portadores desta doença é perfeitamente normal.

No evento que irá decorrer na Casa do Campino, várias pessoas que vivem com a diabetes tipo 1 vão partilhar o seu testemunho, mostrando «como não são definidas pela doença e referindo os principais desafios que têm enfrentado, nomeadamente por preconceitos da sociedade».

Ao longo do dia de sábado, especialistas falarão de situações em que ainda persiste o estigma, nomeadamente na escola, com relatos de casos em que a falta de conhecimento levou a atuações menos corretas para com as crianças, ou mesmo nas instituições de saúde, dada a prevalência de uma abordagem que se «foca mais nos números do que no relacionamento pessoa».

A importância do desporto na diabetes será outro dos temas a abordar, estando previsto um treino para ensinar alguns exercícios e uma aula de artes marciais.

As inovações nesta área, nomeadamente, o designado “pâncreas artificial”, que permite a medição contínua e a injeção automática da insulina, serão outro assunto em análise.

Envie este conteúdo a outra pessoa