Sanofi e ADERMAP juntam-se para contribuir para a literacia em saúde dos mais novos 617

Com o objetivo de sensibilizar todas as crianças para a dermatite atópica moderada a grave e suas consequências, a Sanofi em parceria com a ADERMAP – Associação Dermatite Atópica Portugal, estará no dia 27 de março, a partir das 14h00, na Escola Básica de Vilela, em Paredes, para apresentar a doença a alunos do 1º ciclo, através da leitura em sala de aula do livro ‘A Diana vai à escola’. Esta é uma iniciativa que irá estar integrada na ‘semana da saúde’.

A dermatite atópica (DA) é uma doença autoimune crónica que afeta cerca de 18,6% das crianças/adolescentes na Europa, sendo que 20% dos casos correspondem a estados moderados a graves da doença. Esta doença, de base genética e imunológica, pode ser agravada pela exposição a fatores ambientais, uma vez que a pele, por já se encontrar sensibilizada, pode reagir com quaisquer tipos de oscilações externas que possam ocorrer no exterior.

Desta forma, no âmbito da “semana da saúde”, a Sanofi, em parceria com a ADERMAP, realiza na Escola Básica de Vilela, em Paredes (Porto), esta ação de sensibilização para a dermatite atópica moderada a grave em idade pediátrica, promovendo a leitura do livro “Diana vai à escola” e que faz parte da coleção de livros a “Diana e a Dermatite Atópica” lançada em 2022.

Marisol Garcia Pulgar
General Manager da Unidade de Cuidados Especializados da Sanofi

“A coleção ‘Diana e a Dermatite Atópica’ reafirma o nosso compromisso de promover a literacia em saúde sobre a dermatite atópica moderada a grave e de apoiar a comunidade de crianças e pré-adolescentes, bem como as suas famílias a lidarem com esta patologia de forma mais consciente. Seguimos firmes no nosso propósito de sensibilizar e de disponibilizar soluções inovadoras que transformem a prática da medicina e contribuam para melhorar a vida das pessoas”.

Joana Camilo
Presidente da ADERMAP.

“Este projeto permite chegar tanto às crianças como a educadores e pais que possam estar em contacto com pessoas com Dermatite Atópica. É importante compreender que esta é uma doença crónica, que pode ir muito para além da pele. Ações que permitam educar e sensibilizar toda a comunidade e, assim, apoiar as crianças com Dermatite Atópica moderada a grave, bem como os seus familiares e cuidadores, são fundamentais. Esta iniciativa é um excelente veículo de promoção do conhecimento sobre a doença”.

Os Livros ‘A Diana e a Dermatite Atópica’ são uma iniciativa da Sanofi, com o apoio da ADERMAP, com o objetivo de consciencializar para o dia-a-dia das crianças que sofrem com dermatite atópica (DA), uma vez que esta patologia tem implicações graves ao nível físico e emocional, afetando as suas relações interpessoais e a forma como estes se desenvolvem enquanto seres individuais.

A Sanofi tem uma cultura de inovação e um compromisso com a sociedade. Estes livros apresentam-se com o objetivo de fomentar a literacia em saúde, começando pelos mais novos que são os pilares para um futuro mais consciente e informado.
No âmbito desta ação nas escolas, já foram entregues 8.570 livros em Portugal Continental e Ilhas, abrangendo cerca de 99 escolas e 322 turmas, o que contribui para o combate à iliteracia em saúde.

A ação conta com a presença de Joana Camilo, Presidente e uma das fundadoras da ADERMAP, assim como com Marisol Garcia, General Manager da área de Cuidados especializados da Sanofi Portugal.

Envie este conteúdo a outra pessoa