Saiba tudo sobre a higienização das pequenas zonas do bebé no próximo Workshop da BebéVida 134

Sabia que a higienização das pequenas zonas do bebé é um dos cuidados fundamentais a ter com os recém-nascidos? A BebéVida, banco de tecidos e células estaminais, promove hoje às 18h00 mais um workshop online gratuito subordinado ao tema “Higienização das pequenas zonas do bebé”, guiado pela Enfermeira Patrícia Sancho, responsável pelo Grupo Ervilhitas – Curso Preparar para Nascer.

Saiba quais os três princípios essenciais que os pais devem ter em atenção antes de iniciarem a higienização das pequenas zonas:
1- Lavar muito bem as mãos;
2- Preparar previamente todo o ambiente onde a higienização vai ser feita, bem como o material;
3- Fazer a limpeza no bebé da zona mais limpa para a zona mais suja

Como pequenas zonas consideram-se a Cara que inclui os olhos, orelhas, nariz e boca; Mãos; Zona genital e Cordão umbilical. Estes podem ser considerados os três mandamentos obrigatórios de cumprir sempre que os pais vão realizar a higienização das pequenas zonas do seu bebé. Mas em que situações é que podem e devem fazê-lo? Sempre que as pequenas zonas estiverem sujas, mas que não se justifique dar um banho completo ao bebé – alguns exemplos:
• Muda de fralda;
• Higiene da cara do bebé;
• Cuidados ao coto umbilical;

A higienização das pequenas zonas é um passo de extrema importância nos primeiros tempos de vida do recém-nascido, pois é desde logo um excelente momento para criar interação entre os pais e o bebé. Por outro lado, é um momento que permite a observação completa da pele, durante o qual os pais devem verificar as condições da sua integridade e se não existem alterações. Por último, é um momento que permite proporcionar conforto ao bebé.
Neste workshop da BebéVida para além de os pais terem a oportunidade de aprofundar e ver exemplificados cada um dos temas falados anteriormente, vão ainda ser partilhadas as dicas essenciais que permitem aos pais garantir que a higienização de pequenas zonas está a ser feita de forma correta. Confira aqui as 8 dicas essenciais:
1- Correta higienização das mãos é o primeiro passo;
2- Preparação prévia do material para nunca deixar o bebé sozinho;
3- Realizar a higiene de forma suave e sem fricção;
4- Utilizar os produtos adequados;
5- Utilizados equipamentos seguros;
6- Os pais devem ser gentis com a pele do bebé;
7- A duração deve ser curta para que o bebé não fique impaciente ou frio;
8- Constante vigilância do bebé.

No dia 29 vai realizar-se o workshop sobre a “Importância e cuidados a ter na Higienização das pequenas zonas” e no próximo dia 13 de julho, vai realizar-se o último workshop que encerra este ciclo com o tema “Massagem ao Bebé”. Para aceder aos workshops é apenas necessário entrar no site da BebéVida e submeter a sua inscrição. As inscrições são gratuitas mas sempre obrigatórias.

A BebéVida tem vindo a desenvolver vários workshops online que procuram abordar temas úteis que ajudem os pais durante os primeiros tempos de vida do bebé. No dia 22 de junho já se realizou um workshop que inaugurou este novo ciclo “Cuidados ao Recém-nascido” que abordou quais “As rotinas e recomendações que os pais devem ter durante as primeira horas de vida de um bebé”.

Envie este conteúdo a outra pessoa