Sabe como tornar a gravidez e o parto mais felizes? Especialistas explicam nas Conversas com Barriguinhas 139

As flutuações de humor são dos primeiros sinais de gravidez e intensificam-se ao longo dos trimestres devido aos picos hormonais: um momento de felicidade pode facilmente preceder um outro de frustração e ansiedade. O evento online das Conversas com Barriguinhas do dia 17 de novembro, pelas 17h00 (https://www.conversascombarriguinhas.pt/evento/conversas-com-barriguinhas-online-245/), procura apresentar soluções para estabilizar estas mudanças e promover o equilíbrio e a saúde emocional e física da grávida.

A atividade física, como a fisioterapia, é uma das vertentes essenciais para promover o bem-estar durante a gravidez, pois permite atenuar desconfortos, melhorar o condicionamento físico, auxiliar no metabolismo, trabalhar a respiração e preparar o corpo para o trabalho de parto.

Nesta sessão online, a fisioterapeuta pélvica Rita Avelino vai explicar como estas técnicas podem ter influência na dor e na postura corporal, e ajudar para uma gravidez e um pós-parto mais feliz. Já para saber como lidar com as alterações hormonais ao longo da gestação, estará presente a psicóloga Ana Afonso.

O pai, por não sentir o efeito das mudanças hormonais, acaba por vivenciar esta fase de uma outra forma. No entanto, embora diferente, o seu papel também é importante e fundamental desde o início, nomeadamente como suporte emocional da grávida. No dia 22 de novembro, pelas 17h00 (https://www.conversascombarriguinhas.pt/evento/conversas-com-barriguinhas-online-246/), a enfermeira Carmen Ferreira, autora dos livros “Estamos Grávidos! E agora?” e “Nascemos! E agora?”, vai aprofundar este aspeto e explicar como o “homem também engravida”.

E porque a preparação atempada da mala da maternidade é uma das formas de amenizar a ansiedade no fim da gravidez, a enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstétrica Queila Guedes vai partilhar quando e como os futuros pais podem preparar os itens necessários para o nascimento do bebé.

A Crioestaminal – o laboratório português líder em Células Estaminais e o único com acreditação internacional pela Association for the Advancement of Blood & Biotherapies (AABB), vai ainda marcar presença, nas duas sessões, com uma especialista para falar sobre a importância de guardar as células estaminais do cordão umbilical do bebé. A especialista vai apresentar as potencialidades destas células e a sua aplicação terapêutica.

As inscrições estão disponíveis nas plataformas.

Envie este conteúdo a outra pessoa