Reformular em prol da saúde dos Portugueses 68

Em Portugal, os hábitos alimentares inadequados estão entre os 5 fatores de risco que mais determinam a perda de anos de vida saudável e a mortalidade. A alimentação inadequada é uma das principais causas evitáveis das doenças crónicas não transmissíveis, nomeadamente da obesidade, doenças oncológicas, doenças cérebro-cardiovasculares e da diabetes mellitus tipo 2. 1,2

Consciente da sua responsabilidade na alimentação dos Portugueses, o Pingo Doce definiu “promover a saúde pela alimentação” como um dos pilares da responsabilidade corporativa. Neste âmbito, tem também uma Política Nutricional que inclui, entre outros objetivos, a melhoria contínua do perfil nutricional dos seus produtos, como é exemplo da marca Pingo Doce.

Ao contrário do que acontece em contexto clínico, em que o contacto é pessoa a pessoa, em que podemos eventualmente conseguir influenciar a família; na distribuição alimentar, qualquer intervenção no âmbito nutricional tem um grande impacto no estado de saúde a médio e longo prazo, “Comunicamos com muitas pessoas e com muita frequência”, sem contar com a influência no consumo através da oferta alimentar disponível.

A colaboração entre a Nutrição e os demais departamentos que criam novos produtos, permitiu definir como critério de seleção o perfil nutricional; isto é, sempre que é lançado um produto novo, este tem de apresentar vantagens nutricionais face ao já existente no mercado. Da mesma forma após o lançamento, o produto continua a ser acompanhado e sempre que necessário é incluído num processo de reformulação.

A prioridade das reformulações recai nos produtos de grande consumo, nos que são percecionados como benéficos para a saúde e em todos os que estão entre os mais consumidos por públicos infantis.

Desde 2009 que temos vindo a reduzir os teores de sal, gordura, gordura saturada, açúcar e aditivos.

Passados 10 anos, em 2019, através da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), assinámos os compromissos no âmbito da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável, no contexto da ação do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) , com a implementação de medidas para a reformulação de produtos alimentares em 5 categorias (cereais de pequeno-almoço, charcutaria e similares, produtos de padaria embalados, produtos lácteos e sobremesas, e refrigerantes).

O processo de reformulação dos produtos Pingo Doce tem como princípio inalterável a melhoria do perfil nutricional como um todo, isto é, não reduzindo açúcar para adicionar sal, ou vice-versa. Uma vez que pretendemos influenciar para um consumo mais responsável e com impacto positivo na saúde, os produtos reformulados são testados sensorialmente para ir ao encontro das expectativas dos consumidores e, assim, transformar progressivamente os padrões alimentares. Não trabalhamos numa linha especial, mas na marca standard.

Numa perspetiva de avaliação de risco, vamos acompanhando de muito perto as reavaliações de diferentes ingredientes e aditivos por entidades oficiais e tomamos a decisão de os incluir voluntariamente nas nossas restrições.

Foi o que aconteceu com o dióxido de titânico, em 2019, em que iniciámos a eliminação deste corante dos produtos Pingo Doce, cuja proibição só veio a ser publicada em 2022 em Regulamento Europeu. Da mesma forma concluímos em 2023 a eliminação total de intensificadores de sabor e de corantes artificiais em todos os produtos Pingo Doce.

Nunca é demais lembrar que a modulação da oferta alimentar é uma estratégia fundamental e eficaz para a melhoria do consumo alimentar da população.

 

 

 

1 Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME). Global Burden Disease Portugal 2019. Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME); 2020.
2 Gregório MJ, Sousa SM, Teixeira D, Ferreira B, Figueira I, Taipa M, et al. Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Lisboa: Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, Direção-Geral da Saúde; 2020.