Qualificação contínua: ON cria Gabinete da Evidência Científica 796

A Ordem dos Nutricionistas (ON) criou recentemente o Gabinete da Evidência Científica, uma nova estrutura de apoio estratégico . Foram já assinados protocolos com quatro instituições de ensino superior.

De acordo com a Associação Pública Profissional, cabe ao organismo “salvaguardar a prática profissional dos nutricionistas, promover a saúde pública e garantir que as orientações dos nutricionistas assentam nos mais elevados padrões de evidência científica”.

Neste sentido, foram já estabelecidos protocolos com quatro instituições de ensino superior, com vista “à partilha de conhecimento e à colaboração nas áreas relevantes para o exercício profissional do nutricionista”: o Instituto Politécnico de Bragança, o Instituto Superior de Saúde, e as universidades Atlântica e do Algarve.

São igualmente disponibilizadas ligações para sites de revistas científicas e repositórios das instituições de ensino superior nacionais e internacionais de livre acesso, informa a ON, ao apontar o reforço do seu “compromisso com a qualificação contínua da profissão, contribuindo para a valorização dos nutricionistas e para a proteção da saúde dos cidadãos”.

Principais contribuições

O Gabinete de Evidência Científica “assume um papel fundamental na consolidação de uma atuação profissional qualificada, ética e cientificamente sustentada”.

Milhares de suplementos alimentares ilegais apreendidos em Portugal

Destaca-se “a articulação integrada com os Departamentos da Ordem em matérias relacionadas com a atividade profissional baseada na evidência”, bem como “a partilha de documentação científica nacional e internacional pertinente, através do separador Evidência Científica do site da Ordem”.

A ON aponta ainda “a elaboração de pareceres técnico-científicos de apoio à Direção na tomada de decisão sobre matérias relevantes para o exercício profissional dos nutricionistas” e a “revisão de documentos técnicos, assegurando a sua conformidade com os princípios da atuação profissional do nutricionista baseada na evidência”.

Finalmente, cabe a esta estrutura a “colaboração com os órgãos de comunicação social no esclarecimento de questões na área da nutrição e alimentação” e a “disponibilização de informação ao público, com o objetivo de promover uma comunicação rigorosa em matéria de alimentação e nutrição”.