Projeto europeu para promoção da saúde mental de crianças arrancou em Portugal 518

O simpósio “Vamos falar sobre crianças” marcou o arranque em Portugal do projeto europeu Let’s Talk About Children (LTC) dirigido à promoção da saúde mental de crianças, jovens e famílias.

O Auditório do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra recebeu, no passado dia 13 de outubro, especialistas de diversas áreas para abordar temas como a “Saúde Mental das Famílias e a Justiça”, a “Saúde Mental das Famílias e a Educação” e a “Saúde Mental das Famílias e Vulnerabilidade Social”, num debate moderado pela jornalista da SIC Notícias Sara Tainha.
Joaquim Cerejeira, coordenador do projeto LTC em Portugal, deu as boas-vindas a todos os participantes e destacou a importância da implementação deste projeto e a sua vertente científica com resultados comprovados.

Paulo Guerra, Juíz Desembargador, Tribunal da Relação de Coimbra, Rosário Farmhouse Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) e Maria João Simões, psicóloga, abordaram o tema “Saúde Mental das Famílias e a Justiça”. Seguiu-se a conferência de Tytti Solantaus, pedopsiquiatra, criadora do programa e metodologia LTC.

A “Saúde Mental das Famílias e a Educação” foi o segundo painel do dia que contou com as intervenções de Mariana Carvalho, Presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), Ana Maria Moniz, Professora de Educação Especial e Vencedora do Global Teacher Prize Portugal 2023 e de Carolina Carvalho, Professora Associada, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

A análise do tema “Saúde mental das famílias e vulnerabilidade social” esteve a cargo de Tiago Pereira, da Ordem dos Psicólogos, Paula Duarte, Coordenadora do Polo de Coimbra, Instituto de Apoio à Criança e de Ana Cortez Vaz, Vereadora, Câmara Municipal de Coimbra.

Na sessão de encerramento Joaquim Cerejeira, afirmou que “os próximos tempos são de ação e amanhã mesmo começa o primeiro treino dos profissionais em Portugal, de várias zonas do país, e entre os quais estão professores, educadores, médicos, enfermeiros e psicólogos”.

Mais informações sobre o projeto LTC na Universidade de Coimbra, encontram-se disponíveis na página do projeto: https://letstalk.utu.fi/partners/universidade-de-coimbra-portugal/

Envie este conteúdo a outra pessoa