Programa Gilead GÉNESE distingue projetos de investigação e iniciativas de intervenção comunitária que contribuem para a inovação em saúde 215

Um dos maiores programas de Responsabilidade Social Corporativa na área da saúde
Programa Gilead GÉNESE distingue projetos de investigação e iniciativas de intervenção comunitária que contribuem para a inovação em saúde

O evento público de distinção dos Projetos selecionados no âmbito da Edição de 2021 do Programa Gilead GÉNESE decorrerá no próximo dia 20 de outubro, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, em Lisboa.

Criado em 2013 com a ambição de incentivar a investigação, a produção e a partilha de conhecimento científico a nível nacional, e de viabilizar iniciativas que conduzam à implementação de boas práticas no acompanhamento dos doentes, o Programa Gilead GÉNESE tornou-se uma referência na área da Responsabilidade Social Corporativa, incentivando projetos de investigação e de intervenção na área da comunidade. Ao longo de sete edições, o montante global de financiamento atribuído aos 89 projetos apoiados pelo Programa Gilead GÉNESE ascende a quase dois milhões de euros, tornando este um dos maiores programas de responsabilidade social corporativa da indústria farmacêutica em Portugal.

À Edição de 2021 do Programa Gilead GÉNESE candidataram-se 72 projetos nacionais, 49 de investigação e 23 de intervenção comunitária, submetidos por diversas entidades da área da saúde, instituições académicas e da sociedade civil, representando um incremento significativo no número de candidaturas dos anos anteriores. Foram selecionados 6 projetos de investigação e 7 de intervenção comunitária.

À semelhança das edições anteriores, esta 7ª edição do Programa Gilead GÉNESE conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República, vendo assim reconhecida a relevância desta iniciativa que apoia projetos nas áreas da hemato-oncologia, hepatites virais crónicas, infeção VIH/SIDA e, a grande novidade desta edição, da Covid-19. O contexto pandémico e a necessidade sentida de geração de evidência, nomeadamente estudos epidemiológicos e resultados em saúde (long-term Covid-19, saúde mental, mortalidade e impactos noutras patologias) foram determinantes para a inclusão desta nova área terapêutica que recebeu inúmeras candidaturas e viu distinguidos 5 projetos.

Nesta Cerimónia, além da distinção dos vencedores, terá lugar um debate sobre o tema “Pandemia: Que Lições para o Futuro?” que contará com a participação da Prof.ª Doutora Helena Canhão (Prof.ª Catedrática de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa), do Prof. Doutor Henrique Barros (Presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto), da Eng.ª Isabel Vaz (Presidente da Comissão Executiva do Grupo Luz Saúde) e do Dr. José Gomes Ferreira (Diretor-Adjunto de Informação da SIC).

“Na Gilead, temos a convicção de que o conhecimento gerado através dos projetos apoiados pelo Programa Gilead GÉNESE tem contribuído para a melhoria da prestação de cuidados de saúde em Portugal. É com muita satisfação que registamos o interesse crescente de um leque cada vez mais alargado de entidades, quer na vertente de investigação, quer na vertente de comunidade, que se distinguem pela qualidade dos projetos apresentados”, afirma Cláudia Delgado, Diretora Médica da Gilead e responsável pelo Programa.

Na sua componente Investigação, o Programa Gilead GÉNESE tem como áreas de projeto resultados em saúde, investigação com aplicação clínica e tecnologia ao serviço da saúde. Na vertente Comunidade, o Programa Gilead GÉNESE acolhe projetos nas áreas da qualidade de vida, diagnóstico e participação cívica e cidadania.

As candidaturas submetidas no âmbito do Programa Gilead GÉNESE são avaliadas segundo critérios objetivos, amplos e isentos, previamente estabelecidos. Consideram-se o mérito da equipa de investigação, a qualidade do projeto e estrutura e organização e metodologia do projeto.

A avaliação das candidaturas apresentadas esteve a cargo das Comissões Externas de Avaliação de Projetos – uma dedicada aos projetos de Investigação e outra aos da Comunidade – ambas constituídas por peritos de diferentes áreas e que são os responsáveis pela apreciação da qualidade, pertinência e caráter inovador dos projetos candidatos de acordo com os critérios de avaliação previamente estabelecidos.
Mais informações sobre o Programa Gilead GÉNESE poderão ser consultadas no site www.gileadgenese.pt.

Envie este conteúdo a outra pessoa