As Tortitas de Grão-de-Bico do Pingo Doce conquistaram os nutricionistas e receberam esta quinta-feira o título de “Produto do Ano – Inovação” na gala dos Prémios VIVER SAUDÁVEL (VS) 2025.
No Salão Preto e Prata do Casino Estoril, Juliana Ferreira, diretora de Qualidade e Desenvolvimento da Marca Própria em Portugal, referiu que “estamos todos a contribuir para uma melhor alimentação em Portugal” e revelou ainda que “um dos pilares do Grupo Jerónimos Martins é promover a Saúde pela alimentação”, por isso “é um grande orgulho receber este prémio”.
Na sua 5.ª edição, que coincide com o 10.º aniversário da Revista dos Nutricionistas, os Prémios VS abriram a possibilidade de voto a toda a classe. Depois de uma primeira avaliação para determinar os finalistas, coube aos nutricionistas, na totalidade, através de voto eletrónico, a escolha do melhor produto do ano.
Proteína, fibra e sem açúcar adicionado
Face a um consumo de leguminosas abaixo do recomendado, em Portugal, o Pingo Doce apresenta as Tortitas com 50% de grão, “únicas no mercado português aquando do seu lançamento“, em agosto de 2024.
Traduz-se numa “fonte de proteína, com alto teor em fibra, sem açúcar adicionado” e contém açúcares naturalmente presentes. “Uma vez que a receita também contém milho, asseguramos a ausência de OGMs – parâmetro controlado pelo laboratório de ADN da Jerónimo Martins”, é referido no documento de candidatura.
A opção da embalagem familiar “permite a redução do material de embalagem. Dada a natureza do produto, é possível usar caixas reutilizáveis no transporte para o consumo fora de casa”.
Candidatos e jurados
“Matinal Livre” (Lactogal), “Saqueta Açaí e Quinoa Super Breakfast” (Continente Equilíbrio), “Tortitas de Grão-de-Bico” (Pingo Doce) e “Gama Granolas WHY Foods” (WHY Foods) foram os produtos mais votados pelo júri, constituído para avaliar esta categoria dos Prémios VIVER SAUDÁVEL, de acordo com os seguintes critérios: originalidade e inovação nutricional; sustentabilidade (alimentar, económica, social e ambiental); comunicação e packaging, evidência da participação de nutricionistas no processo, e contribuição para a melhoria e/ou manutenção da saúde e bem-estar.
Conceição Calhau, professora catedrática na Nova Medical School, Rodrigo Abreu, nutricionista, Inês Garcia, assessora técnica da Associação Portuguesa de Nutrição, Pedro Queiroz , diretor-geral da Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares, e Paulo Silva, diretor-geral da Hollyfar, escolheram os finalistas. Seguiu-se a votação dos nutricionistas – via eletrónica – que ditou o “Produto do Ano”.
Prémios VS 2025: SEMEAR vence “Projeto do Ano – Nutrição Comunitária e Saúde Pública”
Os Prémios VIVER SAUDÁVEL 2025 contam com o patrocínio da FRESENIUS KABI e o apoio da Associação Portuguesa de Nutrição, da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica, da Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares e da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição. O portal VIVER SAUDÁVEL e a e-newsletter VSnews são os media partners deste evento.




