O projeto SEMEAR – Estratégia Alimentar, Saudável, Sustentável e Inclusiva, do Departamento de Educação, Saúde, Social e Inclusão da Câmara Municipal do Funchal, conquistou nesta quinta-feira o “Projeto do Ano – Nutrição Comunitária e Saúde Pública” nos Prémios VIVER SAUDÁVEL 2025.
No palco do Salão Preto e Prata do Casino Estoril, a nutricionista da Divisão de Educação do Funchal Joana Faria referiu que “a Semear resulta de um trabalho coletivo e tem um objetivo comum: promover um futuro mais Sustentável e inclusivo”.
Por sua vez, a arquiteta da mesma Divisão, Cláudia Alves agradeceu “a todos os nossos parceiros” e garantiu que “pretendemos continuar a semear saúde”.
Da educação ao comércio local
Em apenas um ano, a SEMEAR “chegou a 11 mil pessoas, o que representa cerca de 10% da comunidade do Funchal, através de atividades de literacia alimentar na comunidade educativa e nas redes sociais, showcookings, elaboração de flyers, receitas, focus group e na Semana da Alimentação”, informam os responsáveis na sua carta de candidatura.
Prémios VS 2025: MAESTRO conquista “Projeto do Ano – Investigação”
Com 5 eixos orientadores, os focos estão na educação, na sustentabilidade, na inclusão, no comércio local e no trabalho em rede. O reconhecimento é merecido “pela sua abrangência e impacto real na comunidade”.
A nutricionista Joana Raquel Faria é a responsável pelo projeto, ao lado de Cláudia Alves (arquiteta), Fernanda Andrade (técnica superior de educação), Graciela Andrea Sousa (engenheira do ambiente) e Laura Camacho (ciências da comunicação).
Candidatos e jurados
Em competição estavam ainda os projetos Comer Melhor, Viver Melhor (Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal) e MUN-SI (Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde).
Todos foram escolhidos como finalistas, após análise de um maior conjunto de propostas candidatas avaliadas e selecionadas pelo seguinte painel de jurados, que também escolheu o vencedor: Liliana Sousa, bastonária da Ordem dos Nutricionistas (ON), Maria João Gregório, diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, Lino Mendes, vice-presidente da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica, Helena Real, secretária-geral da Associação Portuguesa de Nutrição, Patrícia Padrão, do Conselho de Especialidade em Nutrição Comunitária e Saúde Pública da ON, e Paulo Silva, diretor-geral da Hollyfar.
Prémios VS 2025: PONTO. conquista “Projeto do Ano – Alimentação Coletiva e Restauração”
Os Prémios VIVER SAUDÁVEL 2025 contam com o patrocínio da FRESENIUS KABI e o apoio da Associação Portuguesa de Nutrição, da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica, da Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares e da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição. O portal VIVER SAUDÁVEL e a e-newsletter VSnews são os media partners deste evento.




