João Breda, diretor do Escritório Europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Qualidade em Saúde e Segurança do Doente em Atenas, responsável pelo Escritório da OMS na Grécia e ainda Representante Especial do Diretor Regional, foi distinguido como “Nutricionista do Ano” nos Prémios VIVER SAUDÁVEL 2025.
Na Gala da Nutrição, que se celebrou esta quinta-feira (27) no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, João Breda referiu que “é uma grande honra” receber este prémio.
O nutricionista contou que “a minha carreira tem sido feita de diferentes geografias, culturas e desafios” e que “têm sido anos intensos”. Neste sentido, “conseguimos avanços que há uma década pareciam impossíveis”, como “a revelação de componentes não saudáveis e o fortalecimento de programas comunitários”.
Para João Breda, “a nutrição é antes de mais uma ponte entre a evidência científica e o mundo real e essa ponte precisa de ser percorrida nos dois sentidos”. Por fim, deixou o apelo de que “precisamos de recuperar o envolvimento e a presença no terreno”.
Prémios VS 2025: SEMEAR vence “Projeto do Ano – Nutrição Comunitária e Saúde Pública”
O nutricionista é licenciado em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) e doutorado em Consumo Alimentar e Ciências da Nutrição, também pela Universidade do Porto. Possui um Master of Business Administration pela EU Business School de Barcelona e um mestrado em Saúde Comunitária pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.
Ainda no mundo da academia, ainda que do outro lado da dinâmica de ensino, assumiu igualmente as funções de professor convidado na FCNAUP e na Escola Nacional de Saúde Publica.
Dedicação à saúde pública
João Breda conta com uma carreira dedicada à saúde pública que o levou a partilhar o seu saber pelo mundo. Por exemplo, antes da Grécia, exerceu funções de alto nível na OMS em Copenhaga e em Moscovo.
Hoje, no Escritório da OMS para a Qualidade em Saúde e Segurança do Doente em Atenas (QoC Office), tem como missão melhorar a qualidade dos cuidados e reforçar os níveis de segurança do doente, tanto a nível dos Estados-Membros como em toda a Região Europeia da OMS, com enfoque na redução das desigualdades, promovendo simultaneamente a inovação em saúde e o desenvolvimento de competências em liderança.
O “Nutricionista do Ano” estabeleceu esta iniciativa em 2021 e lidera a equipa desde então. Apoia ainda o Diretor Regional na criação de novos projetos, particularmente nos países do sul da Europa.
João Breda conceptualizou e foi co-diretor de seis edições dos Cursos de Liderança em Saúde Pública da OMS/Europa. Liderou igualmente a equipa responsável pela conceção e implementação da primeira e segunda Escola Europeia de Outono da OMS sobre Qualidade em Saúde e Segurança do Doente, realizadas em Lisboa em outubro de 2023 e 2024, bem como a criação do Curso Europeu sobre Qualidade em Saúde Mental.
Prémios VS 2025: PONTO. conquista “Projeto do Ano – Alimentação Coletiva e Restauração”
Até 2021, foi diretor do Escritório Europeu da OMS para a Prevenção e Controlo das Doenças Crónicas Não Transmissíveis (NCD Office), sediado em Moscovo. Em 2019, a equipa sob sua liderança recebeu o Prémio de Excelência atribuído por Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, distinguindo a contribuição excecional para a Organização e para os Estados-Membros. Voltaria a receber o mesmo prestigiado prémio em 2024, desta vez com a sua equipa de Atenas.
Durante onze anos, João Breda foi coordenador do Programa para a Nutrição, Atividade Física e Obesidade no Escritório Regional da OMS para a Europa, sendo responsável pelo desenvolvimento, implementação e avaliação do Plano de Ação Europeu para a Alimentação e Nutrição 2015–2020 e da primeira Estratégia para a Atividade Física da Região Europeia da OMS 2016–2025.
Foi o primeiro coordenador da plataforma nacional de combate à obesidade sob o Ministério da Saúde de Portugal que, em 2018, o condecorou com a Medalha de Ouro por serviços de exceção na área da Saúde.
Recebeu igualmente mais de 20 distinções de carreira, científicas e académicas. Publicou mais de 350 artigos e relatórios, contando ainda com mais de 28.000 citações, sendo reconhecido como um dos principais investigadores na área da obesidade a nível mundial.
Dignificação e reconhecimento
A distinção de “Nutricionista do Ano” é da inteira responsabilidade da redação da Revista VIVER SAUDÁVEL, não estando sujeito a candidatura. Este galardão destaca um/a nutricionista que se tenha evidenciado e contribuído de forma decisiva para a dignificação e reconhecimento da profissão e da Nutrição.
Prémios VS 2025: CARDIOLENTIL vence “Projeto do Ano – Nutrição Clínica”
Os Prémios VIVER SAUDÁVEL 2025 contam com o patrocínio da FRESENIUS KABI e o apoio da Associação Portuguesa de Nutrição, da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica, da Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares e da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição. O portal VIVER SAUDÁVEL e a e-newsletter VSnews são os media partners deste evento.




