Prémios VS 2025: Conheça os finalistas a “Produto do Ano” e vote no seu favorito 2684

Pela primeira vez, os nutricionistas são chamados a escolher o “Produto do Ano – Inovação”. Conheça os finalistas e decida quem merece o seu aplauso.

“Matinal Livre”, “Saqueta Açaí e Quinoa Super Breakfast”, “Tortitas de Grão-de-Bico” e “Gama Granolas WHY Foods” foram os produtos mais votados pelo júri, constituído para avaliar esta categoria dos Prémios VIVER SAUDÁVEL, de acordo com os seguintes critérios: originalidade e inovação nutricional; sustentabilidade (alimentar, económica, social e ambiental); comunicação e packaging, evidência da participação de nutricionistas no processo, e contribuição para a melhoria e/ou manutenção da saúde e bem-estar.

Agora, cabe aos nutricionistas inscritos na sua Ordem Profissional decidir quem deve levar para casa este prémio, pois é deles a inteira responsabilidade na escolha, através de voto eletrónico. O grande vencedor do “Produto do Ano – Inovação” será conhecido a 27 de novembro, no palco do Salão Preto e Prata do Casino Estoril, na gala dos Prémios VIVER SAUDÁVEL 2025

Matinal Livre

Tendo em conta a importância de manter a microbiota intestinal em equilíbrio, o Matinal Livre – um produto da Lactogal – apresenta «um conceito pioneiro: o primeiro leite com posbióticos».

De acordo com a candidatura, este é «um leite funcional UHT inovador, que contribui para o bem-estar digestivo e imunitário». Além de conter em dose eficaz o posbiótico HT-Bifidobacterium longum CECT 7347 que apresenta evidência científica de benefícios na saúde digestiva, Matinal Livre é isento de lactose e enriquecido em vitamina D, contribuindo para o bem-estar digestivo e imunitário.

O Matinal Livre conta com uma embalagem feita de materiais renováveis.

Sem lactose, o Matinal Livre conta com uma embalagem feita de materiais renováveis.

Saqueta Açaí e Quinoa Super Breakfast

A Saqueta Super Breakfast de maçã, banana, mirtilo, açaí e quinoa Continente Equilíbrio «é uma opção inovadora para quem considere a falta de tempo um dos grandes obstáculos a uma alimentação equilibrada».

Pensada para pequenos-almoços, lanches e snacks, apresenta uma mistura de purés de fruta com flocos de quinoa e farinha de aveia, promovendo uma fonte de proteína vegetal e de hidratos de carbono complexos, sem adição de açúcares, corantes nem conservantes.

A embalagem «facilita o consumo em qualquer lugar, sem comprometer sabor ou qualidade», com tampa que fecha após abertura, evitando desperdício e sem necessidade de refrigeração.

Tortitas de Grão-de-Bico

Face a um consumo de leguminosas abaixo do recomendado, em Portugal, o Pingo Doce apresenta as Tortitas com 50% de grão, «únicas no mercado português aquando do seu lançamento», em agosto de 2024.

Este alimento traduz-se numa «fonte de proteína, com alto teor em fibra, sem açúcar adicionado» e contém açúcares naturalmente presentes. «Uma vez que a receita também contém milho, asseguramos a ausência de OGMs – parâmetro controlado pelo laboratório de ADN da Jerónimo Martins», é ainda referido.

A opção da embalagem familiar «permite a redução do material de embalagem. Dada a natureza do produto, é possível usar caixas reutilizáveis no transporte para o consumo fora de casa».

Gama Granolas WHY Foods

«Num mercado saturado com baixo valor nutricional e com excesso de açúcares», a WHY Foods faz diferente, ao criar «uma granola sem adição de açúcares e com inulina de chicória nativa».

Esta candidatura destaca «um produto funcional e saciante, que alia nutrição, bem-estar digestivo e indulgência, por ser muito saboroso». Os prebióticos «nutrem a microbiota intestinal enquanto promovem a absorção de nutrientes que, por sua vez, ajudarão a prevenir os problemas intestinais».

Disponível nas variedades original – chocolate e cookie – a gama foi desenvolvida sob uma ótica de sustentabilidade, com produção local, e apostou numa embalagem «em total alinhamento com o conceito clean label».

ACEDA AO BOLETIM DE VOTO ELETRÓNICO AQUI.

Os Prémios VIVER SAUDÁVEL 2025 contam com o patrocínio da FRESENIUS KABI e com o apoio da FIPA, da ANEN, da APNEP e da APN. O portal VIVER SAUDÁVEL e a e-newsletter VS News são os media partners deste evento.

 

Artigo publicado originalmente em 21 de julho.