Portugal em 8º lugar no ranking de combate à obesidade 725

Portugal é o 8.º país mais preparado para combater a obesidade a nível mundial, mostra o ranking World Obesity Atlas 2023, da World Obesity Federation, que analisou 183 países.

Liderada pela Suíça, a lista de países coloca Portugal na oitava posição. No entanto, prevê-se que em 2035 cerca de 39% da população nacional viva com obesidade, valor que representa um aumento anual de 2.8% entre 2020 e 2035, percentagem que sobe para os 3.5% quando a temática de estudo são as crianças.

No seu site, o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) refere que o bom resultado de Portugal é explicado “pelo facto de terem sido aplicadas várias medidas na área da promoção da saúde, nomeadamente da alimentação saudável e da atividade física”. Como exemplo, legislar o marketing ou reduzir o sal nos alimentos foram apresentadas como soluções relevantes.

“Destaca-se, também, a capacidade das unidades de Cuidados de Saúde Primários em identificarem precocemente e darem resposta a patologias associadas à obesidade, como é o caso da diabetes ou das doenças cardiovasculares”, lê-se ainda. A existência de Programas de Saúde Prioritários na DGS (“alimentação saudável, atividade física, diabetes, doenças oncológicas e cardiovasculares”) é também importante.

Envie este conteúdo a outra pessoa