PNPAS divulga avaliação das políticas públicas de alimentação saudável em Portugal 798

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS), publicou um estudo sobre o grau de implementação em Portugal de políticas públicas para a promoção da alimentação saudável.

De acordo com os resultados deste estudo, Portugal obteve um total de 77%, sendo 56% grau de implementação moderado e 21% grau de implementação elevado, destacando-se pela positiva na aplicação de políticas que contribuem para hábitos de alimentação mais saudáveis.

Entre as medidas consideradas boas práticas, destacam-se as que promovem a reformulação dos produtos alimentares, as que regulam a publicidade alimentar dirigida a crianças, medidas relacionadas com as políticas de preços, e as medidas que visam regular a oferta alimentar em diferentes espaços públicos.

Destaca-se “também a existência de programas nacionais específicos para a área da alimentação e da nutrição e de sistemas de monitorização dos ambientes alimentares, bem como a existência de mecanismos que promovem uma abordagem de intervenção intersectorial”, indica o PNPAS.

Este estudo propõe a implementação de um conjunto de ações, tais como o alargamento do plano para a reformulação dos produtos alimentares; uma avaliação do sistema fiscal tendo em consideração os critérios nutricionais; a aposta na acessibilidade aos serviços de nutrição nos cuidados de saúde primários; e a inclusão do programa de alimentação saudável nos serviços dos Cuidados de Saúde Primários.

Pode consultar o Relatório de Resultados deste estudo aqui.

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa