“Pai” dos transgénicos: Ciência permite desenvolver agricultura mais saudável 515

08 de Março de 2016

«Com a ciência podemos criar plantas que permitem uma agricultura mais saudável», é esta a convicção do biólogo molecular Marc Van Montagu, considerado o “pai” da primeira planta transgénica.

As plantas transgénicas podem crescer em ambientes adversos e satisfazer carências nutricionais específicas, sendo, por isso, indicadas para zonas onde prolifera a fome.

À planta podem adicionar-se nutrientes essenciais, como no caso do “golden rice”, uma planta de arroz geneticamente modificada para sintetizar betacaroteno, um precursor da vitamina A. Alimentar populações carenciadas neste nutriente com o arroz modificado pode evitar muitos casos de cegueira, realça o investigador, em entrevista ao “Observador”.

No entanto, as plantas transgénicas não estão a chegar às populações que mais precisam, nos países em desenvolvimento, como Marc Van Montagu esperava. «Por causa de grupos que se opõe e que não querem que aconteça, como a Greenpeace e outros», acusa. Para o investigador: «Se as autoridades ouvissem os argumentos dos cientistas, saberiam qual o caminho a seguir».

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa