ON lança Guia “Boas práticas para o nutricionista durante a pandemia covid-19” 456

A Ordem dos Nutricionistas (ON) lançou um Guia Orientador de “Boas práticas para o nutricionista durante a pandemia covid-19”.

De acordo com o noticiado no seu portal, a ON indica que este foi “elaborado no âmbito do Departamento da Qualidade da Ordem dos Nutricionistas, segundo os procedimentos que constam no Manual para a Elaboração de Guias Orientadores da Ordem dos Nutricionistas”.

Este tem como objetivo “auxiliar a tomada de decisão dos nutricionistas durante a pandemia covid-19”, e inclui o “enquadramento genérico e os aspetos a considerar na atuação do nutricionista no contexto da restauração coletiva, dos cuidados de saúde hospitalar, dos cuidados de saúde primários e nas instituições de acolhimento e apoio social”, indica a ON.

A Ordem dos Nutricionistas defende que a “ação dos nutricionistas, enquanto profissionais de saúde, na área da alimentação e nutrição, assume-se como preponderante também neste momento”.

Como tal, os nutricionistas devem dar o exemplo e “devem pautar a sua ação, nas diferentes áreas de atuação profissional, pelos princípios éticos e deontológicos que regem a profissão, utilizando instrumentos científicos e técnicos adequados ao rigor exigido e desenvolvendo ações informadas e sustentadas pela evidência científica”, refere a Ordem.

Este Guia pretende reforçar “a partilha de boas práticas com outras instituições e profissionais, visando melhorar e potenciar a resposta dada, criando e mantendo redes de contacto com as instituições envolventes e entre pares para conhecer e replicar boas práticas de ação no terreno”, conclui a ON.

Pode consultar o Guia aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa