O que esperar no primeiro ano do bebé? Especialistas explicam nas Conversas com Barriguinhas 744

Para descomplicar a rotina doméstica durante a gestação e o pós-parto vai ser entregue um robot de cozinha Chefy 6 da Miniland a uma das grávidas participantes nas sessões online de fevereiro.

No primeiro ano de vida dos bebés existem vários acontecimentos que apanham os pais de surpresa, principalmente os de primeira viagem. Por isso, as Conversas com Barriguinhas vão ter duas sessões online que visam esclarecer cada etapa de desenvolvimento do bebé.

Uma das grávidas inscritas nestas sessões online vai receber um prémio especial que pode fazer toda a diferença na rotina doméstica durante esta nova fase: um robot de cozinha Chefy 6 da Miniland. As inscrições gratuitas estão disponíveis na plataforma e dão ainda acesso a um conjunto de descontos dos parceiros da iniciativa.

As cólicas, tão comuns em bebés, trazem muito desconforto, fazendo-os chorar horas a fio. Perante a dor dos pequenos, muitos pais acabam por se sentir desamparados e confusos. Para ajudar a atuar nestas situações, a enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstetrícia Teresa Coutinho vai partilhar, na sessão de 23 de fevereiro, pelas 17 horas, dicas para gerir os desconfortos abdominais do bebé.

É também durante este primeiro ano que se desenvolvem as habilidades motoras a um ritmo acelerado: além de aumentar a estatura e o peso, aprende a sustentar a cabeça, a sentar, a ficar em pé, a gatinhar e, até mesmo, a começar a andar. A FisioKids também estará presente no evento online para falar sobre estas mudanças dos 0 aos 12 meses.

Um dos aspetos cruciais para o desenvolvimento do bebé é o sono, cujos padrões variam consoante as diferentes fases: um recém-nascido necessita de dormir mais tempo do que um bebé de um ano. No dia 28 de fevereiro, pelas 17 horas, a psicóloga pediátrica Clementina Almeida vai desmistificar os principais mitos sobre o sono do bebé e dar a conhecer as melhores práticas.

Ainda neste dia, a enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstetrícia Clara Aires vai falar sobre os sinais de início de trabalho de parto.

A Crioestaminal vai marcar também presença, nas duas sessões online, com a conselheira em células estaminais Joana Gomes, que vai dar a conhecer os tratamentos possíveis com células estaminais do cordão umbilical do bebé, e a técnica de laboratório Marta Batista, que vai abrir as portas do laboratório da Crioestaminal para mostrar onde estas células ficam guardadas.

Envie este conteúdo a outra pessoa