“Nutrição na Fibrose Quística”: Receitas para toda a família 522

Dicas, estratégias e recomendações para facilitar a alimentação nos doentes com Fibrose Quística

Manter ou ganhar peso de forma saudável é mais um desafio que os doentes com Fibrose Quística têm de vencer. E como a alimentação é fundamental para o seu bem-estar, a Associação Nacional de Fibrose Quística (ANFQ) apresenta o livro “Nutrição na Fibrose Quística”, que dá resposta a questões e dúvidas sobre as necessidades alimentares destes doentes, superiores às da população em geral devido à maior dificuldade na absorção dos nutrientes.

Para Joana Roque, vice-presidente da ANFQ e coautora do livro juntamente com Inês Asseiceira e Margarida Ferro, livro que conta ainda com a participação especial de Clara de Sousa, “as famílias sentem muitas vezes dificuldade em entender de que forma é possível fazer uma dieta com elevado teor calórico sem esquecer, ao mesmo tempo, a vertente saudável”. Além disso, “é essencial que o doente possa partilhar os momentos de refeição em família sem se sentir diferente”.

Segundo Inês Asseiceira, nutricionista do Centro Hospitalar Lisboa Norte, os doentes que sofrem de FQ têm muita dificuldade em aumentar e manter um peso saudável, devido às “infeções respiratórias frequentes, que levam à falta de apetite, ao maior dispêndio de energia para fazer face ao hipermetabolismo da doença ao aumento progressivo do esforço respiratório, bem como a má absorção dos nutrientes causada pela insuficiência pancreática”.

O livro “Nutrição na Fibrose Quística” surge para mostrar que é possível fazer uma dieta equilibrada para toda a família, que permite a ingestão da quantidade necessária de calorias sem recorrer a alimentos processados, com alto teor de gordura saturada e de açúcar. “O momento das refeições é considerado de partilha e convívio entre famílias e a existência de uma doença crónica, como a Fibrose Quística, não deverá retirar o prazer de comer, nem substituir o convívio familiar”, afirma Joana Roque. Com este livro, “queremos oferecer estratégias simples, mas que ajudam as famílias a partilhar refeições calóricas, saborosas e saudáveis”, acrescenta ainda.

No livro é, por isso, possível encontrar os alimentos-chave que podem ser adicionados a um prato para aumentar o seu valor nutricional, sobretudo em gordura e proteínas, assim como planos alimentares com diferentes valores energéticos e outras recomendações nutricionais. Isto porque a nutrição está presente na vida destes doentes desde o seu diagnóstico, sendo indispensável “uma dieta hipercalórica e com reforço de proteínas, gordura e sal, especialmente nos doentes que apresentam insuficiência pancreática”, esclarece a especialista em nutrição.

Mas a necessidade de aumentar o consumo energético diário não deve ser sinónimo de uma alimentação pouco saudável, rica em alimentos fritos e processados, como tem acontecido. “Num estudo europeu recente1, verificámos que os doentes com FQ ingerem muitos alimentos processados e açucarados, bem como alimentos com elevado teor de gorduras saturadas.”

Mais ainda, a alimentação faz parte da terapêutica destes doentes, uma vez que “um bom estado nutricional está associado a melhor função respiratória e consequentemente melhor qualidade de vida para os doentes e as suas famílias”, reforça. “Uma alimentação saudável e equilibrada, que privilegie alimentos com proteína e gordura e com elevado teor de fibra, vitaminas e minerais, leva a uma melhor função respiratória e previne o aparecimento de comorbidades, como a doença cardiovascular”.

O livro “Nutrição na Fibrose Quística” encontra-se disponível gratuitamente em formato E-book no site da ANFQ. Ao comprar a versão impressa, com o preço de 5€ para sócios e 10€ para não-sócios, o valor reverte na totalidade para a Associação, pelo que está a contribuir para ajudar os doentes com FQ. As receitas, estratégias e recomendações deste livro são mais uma contribuição da ANFQ para a melhoria dos hábitos alimentares dos doentes e, consequentemente, da sua qualidade de vida e das suas famílias.

1 Publicado em https://www.mycyfapp.eu/index.php/pt/

Sobre a Associação Nacional de Fibrose Quística:
A ANFQ – Associação Nacional de Fibrose Quística, criada em 1996, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com sede em Lisboa. Com a missão de providenciar a todas as pessoas com Fibrose Quística a oportunidade de viverem vidas plenas e produtivas, a ANFQ apoia os doentes e as suas famílias nas dificuldades causadas pela doença, implementando ações de aspeto médico e social, divulgando sintomas e cuidados de natureza curativa e preventiva e informando de novos conhecimentos sobre a doença.

Facebook: https://www.facebook.com/anfq.pt

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/anfq—associação-nacional-de-fibrose-quística/

Twitter: https://twitter.com/anfqpt

Envie este conteúdo a outra pessoa