Nutrição entérica: Nestlé Health Science entra no regime de comparticipação 143

No âmbito da criação do regime excecional de comparticipação de tecnologias de saúde para a nutrição entérica pela portaria n.º 82/2025/ 1, a Nestlé Health Science anunciou esta quarta-feira (18) que as suas Formulações Entéricas (FE) e Formulações Modulares serão abrangidas e comparticipadas.

Com esta medida, “os utentes do Sistema Nacional de Saúde passam a beneficiar de comparticipação, mediante prescrição pela especialidade em contexto hospitalar (medicina interna, oncologia, gastroenterologia, endocrinologia e pediatria), e aquando da sua dispensa direta nas farmácias comunitárias”, lê-se em comunicado. Assim, “as pessoas que, por motivos clínicos, não conseguem satisfazer as suas necessidades nutricionais através da alimentação habitual, vão passar a ter um acesso mais facilitado a fórmulas de nutrição entérica”, explica.

Para a Nestlé, “a nutrição é um importante modelador de saúde e bem-estar, dessa forma, trabalha todos os dias para impulsionar vidas mais saudáveis através da nutrição”. Como associada da Associação Nacional da Indústria de Alimentação Infantil (ANID), a Nestlé Health Science “acompanhou o desenvolvimento de todo o processo, tendo solicitado prontamente ao INFARMED a aprovação formal das fórmulas contempladas por esta portaria para que os doentes pudessem beneficiar da comparticipação da sua terapêutica nutricional que teve início no dia 1 de fevereiro de 2026, com dispensa em farmácias”.

Já se pode candidatar aos Prémios VIVER SAUDÁVEL 2026

A desnutrição associada à doença é um problema que se verifica na Europa e em Portugal, estimando-se que afete 1 em cada 3 idosos que vivem em comunidade, e 1 em cada 4 doentes em contexto hospitalar, afirma, com base no Grupo de Estudos de Nutrição Para Todos, da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica. “O declínio funcional é notório e o estado geral de saúde fica comprometido, abrindo-se espaço para mais eventos adversos, mais doenças agudas ou crónicas, bem como internamentos mais prolongados e, no pior cenário, mais mortes”, lê-se ainda. A assistência dos doentes através do suporte nutricional “tem como objetivo primordial reverter esta condição através de um plano de intervenção nutricional personalizado (e, idealmente, precoce) que devolve qualidade de vida e salva vidas”.

“Este é um reconhecimento inquestionável do papel da nutrição não só na prevenção, mas também no tratamento dos doentes nos períodos de convalescença e de recuperação. O acesso à nutrição e aos cuidados nutricionais são um direito humano. A Nestlé Health Science tem vindo a afirmar o seu compromisso em promover vidas mais saudáveis, através da nutrição clínica”, afirma Mafalda Quelhas, Medical&Scientific Affairs Manager Nestlé Health Science.

A responsável vai mais longe: “Acreditamos que a nutrição é um pilar essencial na saúde e bem-estar, com impacto direto na recuperação e qualidade de vida dos doentes. Por isso, vamos continuar a trabalhar de forma consistente em soluções nutricionais especializadas que contribuam para devolver qualidade de vida e apoiar quem mais precisa”.

Nutrição que Transforma: O Nutricionista nos Projetos Comunitários de promoção da Saúde Infantil

Com uma comparticipação inicial de 69% sob o preço de referência estabelecido pelo INFARMED, as Formulações Entéricas (FE) e Formulações Modulares (FM) de Nestlé Health Science incluídas neste regime são mais de 10.