Número de testes rápidos à covid-19 fornecidos pelos distribuidores farmacêuticos chega aos 9,7 milhões 373

Lisboa, 18 de janeiro de 2022 – O número de testes rápidos à COVID-19 acaba de alcançar os 9,7 milhões de unidades distribuídas às farmácias, desde que passaram a integrar a Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, anunciou hoje a ADIFA – Associação de Distribuidores Farmacêuticos.
Segundo os dados mais recentes divulgados pela associação que representa os distribuidores farmacêuticos, só nesta última semana foram entregues nas farmácias comunitárias de todo o país 430 mil unidades de testes rápidos, sendo que deste total, 298 mil unidades correspondem a autotestes e 132 mil unidades correspondem a testes de uso profissional.

Nuno Flora, Presidente recém-eleito da ADIFA, assegura que “depois da enorme procura durante o período festivo e o início do ano, não se preveem dificuldades de abastecimento de testes rápidos. Estão em stock cerca de 1 milhão de autotestes e 200 mil testes profissionais”. E reforça que “os distribuidores farmacêuticos de serviço completo, devido à sua capacidade logística e resiliência operacional, estão em plenas condições de continuar a abastecer diariamente as farmácias comunitárias de todo o país e de acordo com as necessidades das populações.”

Num momento em que o Governo acaba de aliviar as restrições no âmbito da pandemia COVID-19, “a realização de testes profissionais e disponibilização de autotestes nas farmácias comunitárias ganha especial relevância, como medida de controlo da doença e prevenção da sua transmissão”, acrescenta Flora.

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa