“Mamã, o que é obesidade?”: APCOI lança livro infantil para apoiar famílias 1948

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) anunciou o lançamento do livro “Mamã, o que é obesidade”, para ajudar as famílias no 20.º aniversário do reconhecimento desta doença crónica em Portugal.

No Dia Mundial da Obesidade, celebrado no dia 4 de março, a associação apresentou a iniciativa literária, com o objetivo de “inspirar e apoiar mães, pais e outros cuidadores a iniciar conversas importantes em família, sem estigma ou preconceito e baseadas no conhecimento científico mais atualizado sobre esta patologia, de forma simples e adequada a qualquer idade”, lê-se em comunicado.

O livro foi escrito por Mário Silva, presidente e fundador da APCOI, em co-autoria com Catarina Beja e Marta Beja Coelho, mãe e filha, voluntárias na APCOI há vários anos, impulsionadas pela sua própria jornada de luta contra esta doença. O prefácio é assinado por Marta Ventura, jornalista e locutora de rádio, que viveu com obesidade durante toda a infância e que é hoje voz ativa na defesa desta causa. A obra conta, ainda, com revisão científica de pediatras, psicólogos e outros especialistas da Associação Europeia para o Estudo da Obesidade (EASO).

Para Mário Silva, presidente da APCOI, “esta iniciativa é uma campanha de sensibilização com uma missão educativa poderosa”. Neste sentido, serão oferecidas “gratuitamente cópias deste livro a escolas de todos os distritos de Portugal”, com o apoio da Novo Nordisk, da Lilly, da Pfizer e da Boehringer Ingelheim

Créditos: APCOI

Sobre este apoio, Paula Barriga, diretora-geral da Novo Nordisk Portugal, salienta que “reduzir a curva de crescimento da obesidade infantil em Portugal passa por uma aposta inequívoca na prevenção, mas também pelo combate, desde muito cedo, do estigma e preconceito que persistem em relação a esta doença”.

O livro também estará à venda no site APCOI e cada compra reverte como donativo para as associações nacionais (ADEXO, APCOI e APOBARI), bem como para a coligação europeia de pacientes com obesidade (ECPO), apoiando, assim, sessões de leitura em escolas e outras iniciativas de educação sobre a doença em mais de 30 países europeus.

Envie este conteúdo a outra pessoa