Mais 60 mil casos de diabetes em Portugal todos os anos 389

O país regista 60 mil a 70 mil novos casos de diabetes todos os anos – a maioria do tipo II – e cerca de 8% da população está registada como tendo a doença, informou a diretora do Programa Nacional para a Diabetes (PND).

Segundo Sónia Duval, Portugal apresenta uma prevalência desta doença acima da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), contribuindo para essa realidade fatores como o sedentarismo, alguns hábitos alimentares e a obesidade e excesso de peso da população.

Na sessão de apresentação de dados estatísticos que irão constar do Relatório do Programa Nacional para a Diabetes, a diretora do PND indicou que a prevalência da diabetes em Portugal é de 9,9 contra 6,4 de média da OCDE. Apesar de a percentagem de mortes por Diabetes em Portugal ter vindo a reduzir, a admissão hospitalar devido a esta doença tem aumentado.

Recorde-se que o verdadeiro problema da Diabetes reside nas complicações e consequências desta patologia, que pode provocar a cegueira, doenças renais, enfartes, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e, até mesmo, amputações de membros. Daí a importância, como alertou a responsável, de ações e campanhas de educação e saúde, a par da promoção da atividade física e da literacia sobre os comportamentos de risco que podem levar à doença.

Envie este conteúdo a outra pessoa