Liga Portuguesa Contra a Sida disponibiliza rastreios ao VIH, Hepatites e outras IST 174

A Liga Portuguesa Contra a Sida (LPCS) associa-se à Semana Europeia do Teste – Hepatites 2020, organizada pela EuroTest, que se assinala entre os dias 20 e 27 de novembro. A LPCS vai disponibilizar testes rápidos ao VIH, Hepatites e Sífilis, durante esse período, nos concelhos de Lisboa, Odivelas e Loures, com o intuito de alertar para a importância do diagnóstico precoce.

Maria Eugénia Saraiva, Presidente da Direcção da LPCS, salienta que “Através desta acção de proximidade, procuramos que todas as pessoas tenham oportunidade de conhecer o seu estatuto serológico e assim contribuir para quebrar a cadeia de transmissão do VIH e de outras IST.”

A Semana Europeia do Teste tem como objetivo remover quaisquer barreiras que permaneçam no acesso aos serviços de saúde e reforçar o apoio para que as populações em maior risco se mantenham uma prioridade. Esta iniciativa, que reúne diferentes parceiros da área da saúde pública europeia, pretende promover o rastreio atempado e a literacia em saúde.

A realização destes testes é totalmente voluntária, gratuita e confidencial. O resultado que informará se a pessoa está ou não infectada pelo VIH, pelas Hepatites B, C e Sífilis é obtido em cerca de 15 minutos. Será também distribuído material informativo e preventivo pela equipa da LPCS.

Para além da Unidade Móvel de Rastreios “Saúde + Perto” que irá circular durante esta semana nos concelhos de Lisboa, Odivelas e Loures, a LPCS reforça que todas as pessoas que quiserem poderão ainda deslocar-se aos Centros de Atendimento e Apoio Integrado de Lisboa, na Praça de Entrecampos, e Odivelas, na Póvoa de Santo Adrião, para realizar os testes de rastreio.

Envie este conteúdo a outra pessoa