A nutricionista Ana Gabriela Cabilhas, n.º 3 da Aliança Democrática (AD) pelo círculo eleitoral do Porto, foi reeleita deputada.
Em 2024, a primeira nutricionista eleita deputada da nação foi a escolha da AD para discursar na cerimónia comemorativa dos 50 anos da Revolução dos Cravos, bem como a escolha da revista VIVER SAUDÁVEL para receber o prémio de “Nutricionista do Ano“.
Com um voto de confiança do PSD e do CDS-PP, partidos que compõem a coligação que governou o país nos últimos 11 meses, Ana Gabriela Cabilhas subiu consideravelmente nas listas eleitorais, o que tornou a sua reeleição praticamente numa inevitabilidade.
No último dia de campanha, em entrevista exclusiva à VIVER SAUDÁVEL, a deputada reforçou a necessidade de mais investimento nos cuidados de saúde primários e pediu aos colegas que cuidem “do estado de saúde da democracia, que está hoje ameaçada pelos movimentos populistas que dividem a sociedade e geram o caos”.
Para a responsável, “a alimentação é um dos determinantes com mais impacto na saúde dos portugueses, pelo que vale a pena investir na promoção da saúde e na prevenção da doença”. Neste sentido, “falar sobre isto é falar sobre a sobrevivência do SNS e sobre a diminuição de desigualdades sociais em saúde”.
Para si, “a A AD está mesmo a lutar pelo direto das novas gerações a ficaram no País que as viu nascer, crescer e formar”. Razão pela qual, reiterou, “os jovens nutricionistas sentem já o impacto de medidas como o IRS Jovem e a isenção de IMT e imposto de selo na compra da primeira habitação”.
Leia a entrevista a Ana Gabriela Cabilhas:
Legislativas 2025: Entrevista a Ana Gabriela Cabilhas, candidata da AD pelo Porto




